Matemático Sousa

O Blog do Prof. Valdivino Sousa pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

LightBlog

Posts Recentes

18/10/2019

SEO para o Blogger Tags de cabeçalho de robôs personalizadas


Valdivino Sousa


SEO para o Blogger Tags de cabeçalho de robôs personalizadas

Configurações de SEO para o Blogger – Rastreadores e indexação - Tags de cabeçalho de robôs personalizadas

O Blogger permite que você defina individualmente como cada página e parte do seu blog será ou não rastreada pelos robôs do Google. Tenha cuidado ao realizar alterações! Se você não tem certeza de como usar este recurso, não o aplique em seu blog e mantenha “Desativado” para usar as configurações padrões do Blogger.
Ativando o recurso para configurar tags de cabeçalhos dos robôs, também será criado um novo menu também no editor de postagens que permitirá configurações individualizadas para cada artigo do seu blog. No menu “Preferências de pesquisa” as configurações são gerais e se aplicam por padrão a todo o Blog. Isso dispensa as configurações individuas para cada página ou post do seu Blog. Nesse menu você pode escolher como certas partes do blog serão ou não rastreadas e/ou indexas pelos robôs dos mecanismos de busca, como o Google.

  • Página inicial = Deixe marcada somente a opção “All”. Refere-se à página principal do seu blog e é bom manter por padrão que ela sempre seja rastreada, indexada e avaliada várias vezes pelos robôs.
  • Páginas de arquivo e pesquisa = Deixe marcada somente a opção “noindex”. As páginas de arquivo são onde ficam armazenados o conteúdo do blog. E as de pesquisa são onde exibi-se os resultados das buscas internas do conteúdo. Essas páginas não precisam ser indexadas, especialmente por correr o risco de gerar conteúdo duplicado.
  • Padrão para postagens e páginas = Deixe marcada somente a opção “All”. Desta forma tudo sempre será rastreado, visitado, indexado e encontrado pelos robôs.
Configurações de SEO para o Blogger – Rastreadores e indexação - Tags de cabeçalho de robôs personalizadas

A dúvida surge mesmo quando olhamos aqueles nomes como “noindex”, “nofollow” ou “unavailable_after”. Sem entender o que significa, não dá pra saber como usar. Basicamente cada um daqueles itens têm uma função diferente:

  • All = permitir que tudo seja rastreado, encontrado e indexado
  • NoIndex = sugere que o conteúdo em questão não precisa ter indexação, dizendo ao robô que aquele conteúdo não precisa entrar nos resultados das buscas
  • NoFollow = sugere que aquela página/conteúdo ou links NÃO seja seguido
  • nono = É equivalente a inserir ao mesmo tempo o “noindex” e o “nofollow”
  • Noarchive = solicita que não seja exibido o link de “Cache” nos resultados das buscas
  • Nosnippet = Não exibe o “snippet”, o texto de resumo e link da página nos resultados da busca
  • Noodp = Não usar metadatas para exibir títulos e descrições nos resultados
  • Notranslate = Não oferece o link de tradução do conteúdo nos resultados da busca
  • Noimageindex = Não indexar as imagens contidas naquela página
  • Unavailable_after = Determina um limite de data, onde após determinado período aquele conteúdo não deverá mais ser exibido nos resultado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário