A Matemática e as inovações tecnológicas

 
Serviços de streaming, como o Netflix e Spotify, devem muito do seu sucesso à eficiência da Matemática - Fotolia

Streaming, redes sociais e serviços de buscas e localização têm tudo a ver com conceitos matemáticos, pois é são os chamados algoritmos que está por trás das grandes inovações tecnológicas.


A Matemática é a ciência conhecida como a mãe de todas as ciências e, isso não é por acaso. Seja nas operações mais básicas, seja em uma aventura com equações mais complexas, é possível encontrar conceitos da disciplina em todo o tipo de invenção. Atualmente, graças à presença constante das ferramentas digitais no dia a dia, as aplicações da matéria são ainda mais visíveis.

Da tela do celular aos sistemas de gestão, descubra a seguir como a Matemática está à frente das principais inovações tecnológicas dos últimos anos.
 
Serviços de streaming e redes sociais
Regidos pelos algoritmos, os serviços de streaming (Netflix e Spotify) e as redes sociais (Facebook e Instagram) "advinham" o que você deseja ver e ouvir. Para alcançar tal precisão, essas plataformas se baseiam em equações e cálculos de probabilidade. Essas contas podem incluir seus gostos, idade e até círculos sociais.
Felipe Tsuruta, coordenador da pós-graduação em Ensino de Matemática PED BRASIL, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), lembra como as ciências da computação e linguagens de programação só são possíveis por causa da disciplina:
Há equações matemáticas que comandam todos os sistemas de algoritmos. Quem compreende esses programas entende a Matemática. O conhecimento é operativo. São vários caminhos possíveis, mas geralmente envolvem cálculos de probabilidade e raciocínio lógico.
 Serviço de busca
Cada vez mais inteligentes, serviços de busca como Google e Bing raramente erram nos resultados exibidos. Essa eficiência vem de uma combinação de análise de dados e aplicação de fórmulas matemáticas.
Novamente, estatística e probabilidade trabalham juntas para render uma melhor experiência de uso, segundo Rocelo Lopes, CEO da CoinBR, plataforma de bitcoin e outras moedas digitais:
Esses cálculos vão ser cada vez mais usados para identificar, por exemplo, um termo comum mais buscado e preparar respostas de forma rápida. Se alguém digitar “vermelho”, o serviço vai entender se você busca um carro vermelho ou um vestido dessa cor, com base no seu perfil.
As matrizes são indispensáveis ao carragemento de imagens de serviços como Google Maps e Waze - Fotolia
  
Serviços de localização e mapas
Durante os anos de escola, as matrizes podem até ter parecido pouco aplicáveis à realidade. Entretanto, a verdade é que esse é um dos conceitos matemáticos mais usados na indústria da tecnologia, inclusive em serviços de localização e mapas digitais, como Google Maps, Apple Maps ou Waze.
Para acelerar o carregamento de imagens, essas plataformas dividem os mapas em várias matrizes, que se unem pixel a pixel, formando as figuras vistas na tela do celular. De acordo com Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, empresa de otimização de entregas, o método permite deixar a visualização de mapas muito mais eficiente.
Carregar uma única e grande imagem levaria muito tempo. Quando você abre o Google Maps, a imagem surge em pequenos quadrados divididos em matrizes. Há 50 imagens sendo carregadas ao mesmo tempo, às quais o acesso é dado aos poucos — detalha Evilásio.
Gestão de cidades inteligentes
A Matemática não se faz presente apenas nos serviços tecnológicos de bolso. Em um ambiente macro, a ciência já é utilizada, o que significa até a gestão de cidades inteiras. Com a expansão da ideia de smart city (cidade inteligente, em tradução livre), Rocelo Lopes descreve como recursos de GPS, iluminação e semáforos passam a ser controlados com base em cálculos.
Cidades inteligentes usam a Matemática para fazer estatísticas e ajustes em tempo real. Por exemplo, semáforos ajustados de acordo com o volume de carros em uma avenida, intensidade de luz baseada na luminosidade externa, veículos conectados e autônomos, capazes de calcular tempo de saída e chegada. Estamos falando de Matemática pura — conta Rocelo.
Já presente em alguns celulares, a tecnologia do reconhecimento facial já é uma realidade graças ao conceito matemático da porcentagem - Fotolia

Reconhecimento facial
Algo que parecia reservado aos filmes de ficção científica, o reconhecimento facial chegou com força total ao mundo dos smartphones. Em celulares como Galaxy S8 e iPhone X, a tecnologia é usada para ativar a tela e desbloquear funções. Apesar de altamente moderna, essa praticidade é alcançada graças ao conceito matemático da porcentagem, como esclarece Felipe Tsuruta.
A detecção facial é feita com uma sobreposição de imagens. Isso acontece a partir de cálculos matemáticos muito complexos. Há uma equação que rege esses sistemas e dá um percentual de compatibilidade entre o rosto registrado e a face diante do aparelho.
Felipe trabalha com a plataforma PED BRASIL na UVA, programa de docência em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Entre os principais objetivos do projeto está a docência de Matemática aplicada ao cotidiano.

 Fonte: O Globo


    
 

             

Um jeito diferente de ensinar e aprender.

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post