Matemático Sousa

O Blog do Prof. Valdivino Sousa pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

CONSULTORIA EM CÁLCULOS

LightBlog

Posts Recentes

08/08/2019

Após vaquinha, mineiros de escola estadual conquistam prêmio de matemática na Ásia


Valdivino Sousa
Os alunos de uma escola pública de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, que fizeram uma vaquinha para conseguirem representar o Brasil na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, em Taiwan, conquistaram a medalha de bronze na competição, que terminou nesta quinta-feira (8), na Ásia.

Thais Pereira, Eric Soares, Gabriel Lopes, João Lemos, João Mota e Vitor Martins, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, viajaram acompanhados do professor de matemática Adaigisio Soares, de 46 anos, incentivador dos jovens.

A vaquinha, que mobilizou as redes sociais, alcançou o valor esperado de R$ 78 mil e eles conseguiram participar, pela primeira vez, da olimpíada. 

A Olimpíada
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989, e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, na Alsácia, na França. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Para concorrerem na competição internacional, estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente nos ensinos fundamental (I e II) e médio (regular, suplência ou técnico), fizeram prova mundial e on-line no dia 5 de abril. 

Foi o resultado dessa prova que motivou a Rede POC a convidar os meninos de Minas Novas para integrarem a delegação brasileira. Ao todo, os estudantes da cidade mineira conquistaram quatro medalhas: ouro estadual e ouro nacional, com o 9º ano; e ouro estadual e prata nacional com o 3º ano.

 Fonte: Hoje em Dia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário