Desafios
da Matemática, o projeto que une tangram e cálculos em Osasco na grande São
Paulo, a iniciativa melhorou desempenho da escola na Olimpíada Brasileira de
Matemática.
Como
um dos jogos mais enigmáticos – e úteis – da humanidade podem se transformar
numa poderosa ferramenta de aprendizagem? É o que a Escola Estadual Armando
Gaban responde no “Desafios da Matemática”, uma série de aulas pensadas para
ensinar matemática de um jeito divertido.
A
iniciativa partiu da professora de matemática Maria do Carmo, que usou o
tangram, uma espécie de quebra-cabeças de origem chinesa, para mostrar conceitos
de geometria e frações equivalentes aos alunos. “Incentivamos eles a pintar e
recortar peças coloridas de papel, além de desafiar os jovens a identificar
cada uma das formas geométricas”, explica a professora.
Não apenas identificar. O desafio era
feito sem consulta, e os alunos tinham um tempo para falar qual forma era e
qual fração ela representava. Depois, os estudantes tinham que compor
diferentes figuras e enumerar cada uma, trabalhando conceitos de grandeza, de
quantidade.
Muito usado em sala de aula, o tangram
tem uma origem, digamos, curiosa. Ninguém sabe ao certo de onde ele veio, quem
inventou ou de onde surgiu. Mas existem diversas lendas a respeito do jogo,
como explica Danielle de Miranda, Graduada em Matemática: “A lenda mais comentada
é que um discípulo de um monge deixou uma porcelana cair em 7 pedaços, em
forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que
poderia construir de novo o vaso”, explica.
Depois do projeto em aula, os
estudantes da Armando Gaban participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática,
que aconteceu em maio. Também fizeram as provas da APP – Avaliação da
Aprendizagem em Processo. Todas usando os aprendizados do tangram.
Para o professor José Rodrigues, que
leciona história, a atividade tem tudo para continuar e melhorar, ainda mais, o
desempenho da escola nas olimpíadas. “Em 2018 tivemos um crescimento acentuado
no IDESP e nosso objetivo é o de buscar um crescimento maior nesse ano”,
explica.
Fonte: D.Dez
Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia