Estudantes de cinco países buscam ouro olímpico na matemática



 Avaliar o conhecimento e o raciocínio dos estudantes. Essa é a proposta da II Olimpíada de Matemática BricsMarth, voltada para alunos do ensino fundamental. On-line, a competição internacional vai envolver crianças do Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia, países que formam o bloco econômico conhecido como Brics. No ano passado, a disputa contou com 670 mil participantes.

 O torneio também busca deixar a disciplina mais atrativa, ressaltam os organizadores. Os exercícios são interativos e apresentados em formato de games. A escolha visa levar o estudante a desenvolver um raciocínio criativo, ao mesmo tempo em que não é exigido um aprofundado conhecimento escolar. 

As tarefas estarão disponíveis em cinco idiomas. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo site dragonlearn.com.br. O cadastro deve ser realizado por um professor.

Para participar, o professor deverá se inscrever no site dragonlearn.com.br. Em seguida, irá criar login e senha para os alunos.

Etapas 
A primeira etapa da maratona de exercícios se inicia no próximo dia 25, quando a olimpíada será lançada oficialmente em Joanesburgo, África do Sul. Nos dois meses seguintes, os inscritos poderão acessar a plataforma virtual, de casa ou da escola, e testar o que aprenderam em sala de aula.

Só depois, de 10 a 30 de setembro, é que o torneio começa para valer. Nesse período, os estudantes terão 60 minutos para resolver oito questões relacionadas à disciplina. Mesmo quem não acessou o site na primeira fase poderá concorrer.
A nota será divulgada assim que o candidato concluir as tarefas. As crianças que obtiverem as melhores pontuações serão premiadas. Todos os alunos e professores receberão um certificado digital.



             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post