Maio é o mês da Matemática,
alunos aprendem a disciplina com a ajuda da tecnologia.
Muitas
escolas aproveitam o mês de maio para realizar semanas inteiras com ações
relacionadas às exatas. Isso porque no dia 6 de maio se comemora o Dia Nacional
da Matemática. A data foi escolhida em homenagem ao professor Malba Tahan,
heterônimo de Júlio César de Melo e Souza. E, para que essa disciplina seja
cada vez mais apreciada pelos estudantes da rede estadual paulista, nas escolas
da Diretoria de Ensino Norte 2, alunos da 1ª série do Ensino Médio fazem parte
do projeto piloto de introdução ao Caderno Digital de Matemática.
O projeto tem o objetivo de migrar o
papel para o digital. A plataforma desenvolvida em parceria com a Microsoft e
Digital Pages pode ser acessada pela Secretaria Escolar Digital e pelo
aplicativo baixado no celular com sistema operacional Android, iOS e tablets e
está em fase de ajustes.
Os alunos têm a opção de acessar podem
acessar em modo online ou offline. Vale destacar que os estudantes estão
utilizando o Caderno do Aluno impresso, já que se trata de um projeto piloto. A
equipe da Educação que tem realizado visitas às escolas do projeto destaca que
a primeira experiência gerou bons resultados e a expectativa é de expandir para
outras unidades de ensino.
Os alunos da escola Albino César,
localizada na zona norte da capital, se adaptaram facilmente, segundo a
professora Tatiana Chagas. “Mesmo quando ainda estávamos conhecendo o
aplicativo, os adolescentes se empenhavam em utilizá-lo”, explica.
Durante as aulas, a professora pede
para que os estudantes resolvam alguns exercícios. Depois, os jovens que
tiveram mais facilidade devem compartilhar como chegaram aos resultados, além
de discutirem, todos, quais foram as dificuldades. E é assim que os alunos vão
se preparando para novos desafios.
Para Gabriely Silva, aluna da escola
Doutor Alberto Cardoso de Mello Neto, o App já foi aprovado. “Isso vai
incentivar mais os alunos, creio eu, a querer estudar, porque muitos alunos
quando pegam uma folha ficam olhando, olhando… já com o celular é mais fácil,
só com o dedinho ali, não tem muito para escrever”, fala.
Na escola Professora Carmosina
Monteiro Vianna, os alunos se sentem jogando videogame e até cobram eu sejam
realizadas mais atividades no caderno Digital de Matemática. Segundo a docente
Maria Fátima Rico Abade Lima, “se eu não proponho nada no App, eles já me
perguntam quando vamos usá-lo”, comenta a educadora.
Para Robson Candeias Macedo,
vice-diretor da E.E. Cyrene de Oliveira Laet, o projeto vem para desmistificar
a disciplina. “A Matemática é difícil se for trabalhada de uma forma
tradicional do “giz e lousa”, ou até mesmo com aquelas ferramentas sempre
estáticas”. Por isso, a tecnologia ajuda a gente a dinamizar essa aprendizagem,
com um olhar voltado para as habilidades que a gente está trabalhando e o
desenvolvimento que o aluno precisa ter dentro desse campo da ciência”, finaliza.
Sobre o Autor
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia
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