Forma como a matemática é apresentada aos alunos deve ser revista


Professora da USP esclarece por que a disciplina sofre recusa e o que é necessário para mudar essa situação.
A matemática é uma matéria que costuma sofrer preconceito por parte das crianças e dos adolescentes. É comum ouvir de estudantes frases como “odeio matemática”, “matemática é impossível”, “não entendo nada”. Apesar de algumas pessoas dizerem que é uma ciência completamente abstrata, ela está intrinsecamente ligada à nossa rotina e é fundamental para o funcionamento da sociedade.


A professora Bárbara Valério, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, esclarece por que essa recusa tão grande acontece e quais alternativas podem ser tomadas para melhorar a situação. Para ela, uma preocupação é a  formação que os professores recebem, pois devem estar preparados para fazer com que o aluno construa o conceito através de atualidades para sua posterior aplicação em fórmulas.


https://jornal.usp.br/atualidades/forma-como-a-matematica-e-apresentada-aos-alunos-deve-ser-revista/

  Ouça a entrevista no player acima.




             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Jornalista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post