Forma como a matemática é apresentada aos alunos deve ser revista


Professora da USP esclarece por que a disciplina sofre recusa e o que é necessário para mudar essa situação.
A matemática é uma matéria que costuma sofrer preconceito por parte das crianças e dos adolescentes. É comum ouvir de estudantes frases como “odeio matemática”, “matemática é impossível”, “não entendo nada”. Apesar de algumas pessoas dizerem que é uma ciência completamente abstrata, ela está intrinsecamente ligada à nossa rotina e é fundamental para o funcionamento da sociedade.


A professora Bárbara Valério, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, esclarece por que essa recusa tão grande acontece e quais alternativas podem ser tomadas para melhorar a situação. Para ela, uma preocupação é a  formação que os professores recebem, pois devem estar preparados para fazer com que o aluno construa o conceito através de atualidades para sua posterior aplicação em fórmulas.


https://jornal.usp.br/atualidades/forma-como-a-matematica-e-apresentada-aos-alunos-deve-ser-revista/

  Ouça a entrevista no player acima.




    
 

             

Um jeito diferente de ensinar e aprender.

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post