Matemático brasileiro nascido no Estado da Bahia

Valdivino Sousa, é um Matemático brasileiro nascido no Estado da (Bahia em 24 de Dezembro de 1973). Fez seus estudos iniciais em sua cidade natal e depois cursou o ensino Médio técnico (antigo 2º grau) no Colégio Washington na Cidade de São Paulo -SP. Desde que iniciou a estudar o que lhe chamava atenção em sua vida, era à área de Exatas, entre idas e vindas, cursou 04 (quatro) faculdades: Ciências Contábeis, Direito, Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Matemática.
Valdivino Sousa, é um Matemático brasileiro nascido na Cidade de Cordeiros, Estado da Bahia em 24 de Dezembro de 1973. Fez seus estudos iniciais em sua cidade natal e depois cursou o ensino Médio técnico (antigo 2º grau) no Colégio Washington na Cidade de São Paulo -SP. Desde que iniciou a estudar o que lhe chamava atenção em sua vida, era à área de Exatas, entre idas e vindas, cursou 04 (quatro) faculdades: Ciências Contábeis, Direito, Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Matemática. 

Desde adolescente já identificava com os números tendo um raciocínio lógico surpreendente na resolução de problemas Matemáticos. Com muita satisfação e realização de seu sonho concluiu a graduação em Matemática. Em seguida cursou pós Graduação em Psicopedagogia, e Pós graduação em Educação Matemática Comparada.

O método que criou ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x podem ser duas maçãs, ou duas laranjas e as figuras ilustram o problema matemático de uma forma agradável e desperta o interesse do aluno querer entender e resolver.
 
O Método XYZ é uma nova metodologia que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Nela ele mostra a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Seu método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender e resolver um problema matemático de várias maneiras.

O método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender uma expressão algébrica. Em sua análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podem ser substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.
 
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Programador Web e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Já Publiquei e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. 
 
 

Site oficial de Valdivino Sousa
Twitter oficial de Valdivino Sousa
• Facebook de Valdivino Sousa
Instagram de Valdivino Sousa

  Currículo Lattes


             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita a aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e TOP 10 News, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post