Jogos digitais desperta o interesse de alunos por Matemática

Jogos digitais são aposta para os alunos aprender matemática, a matéria pode se tornar mais fácil e divertida com aplicativos interativos como o 99math.  Segundo pesquisa divulgada pelo site Educadores, a matemática nunca foi uma matéria simples de ser aprendida, e tampouco de ser ensinada
Jogos digitais são aposta para os alunos aprender matemática, a matéria pode se tornar mais fácil e divertida com aplicativos interativos como o 99math.

Segundo pesquisa divulgada pelo site Educadores, a matemática nunca foi uma matéria simples de ser aprendida, e tampouco de ser ensinada. Embora esteja presente em inúmeras situações, por ser mais abstrata do que as outras, os estudantes costumam ter dificuldades de enxergar as aplicações. Consequentemente, passam a ver as aulas como monótonas e "sem graça". 

 Em tempos de pandemia, o problema só aumentou. Mas, assim como a matemática, a solução está na análise dos fatores - ou melhor, das possibilidades. Já que não é possível ter aulas presenciais, as aulas on-line ganham força, como mostra o levantamento do Hoje Em Dia, apesar de esse ainda não ser o cenário ideal para todos. 

 

Para o Matemático e Pedagogo ValdivinoSousa, editor do site www.valorx.mat.br que aborda Matemática Computacional, “O ensino de Matemática e Tecnologia da informação um complementa o outro, muitos alunos usam aplicativos e jogos, mas ambos estão relacionados à Matemática de uma forma discreta, e isso nos mostra como a Matemática computacional é presente em nosso dia a dia”.

 

Muitos alunos não têm acesso frequente à internet ou um lugar adequado onde possam estudar, de acordo com os dados da Unicef. Sem contar que, o distanciamento prejudica ainda a própria concentração na aula, pois a maioria não está acostumada com esse formato. 

 

Embora seja possível tirar as dúvidas com os professores, o ritmo é diferente, o que pode causar até um pouco de desmotivação em quem está aprendendo. 

Jogos são alternativa para aprender

 

Para conquistar a atenção e dedicação dos alunos, muitos professores estão utilizando e incentivando o uso de plataformas interativas. Por serem desenvolvidos para os jovens, essas ferramentas tornam o aprendizado mais dinâmico.

 

A matéria deixa de ser algo que precisa apenas ser decorada para uma prova e passa a ser um assunto interessante, tanto quanto uma brincadeira ou conversa com um amigo.

 

Segundo Valdivino Sousa, “Alguns professores têm inovado a forma de ensinar matemática fugindo do método tradicional, eles trabalham os mesmos conteúdos, mas de uma forma mais agradável e fácil de entender, a matemática está presente em tudo, é possível ensinar frações, equações, entre outros assuntos por meio de aplicativos”.

 

Grande parte das crianças e dos adolescentes adora jogos, principalmente pela sensação de competitividade. Pensando nisso é que foram desenvolvidas plataformas como o 99Math, para ensinar ao mesmo tempo em que diverte. Sem perceber, os estudantes resolvem problemas, desafios e, o melhor, aprendem conceitos que antes poderiam levar mais tempo para absorver. Entre os temas que são abordados na plataforma estão porcentagem, conversão, frações e equações.

 

Outro ponto positivo é que essa brincadeira não acontece de maneira individual. Os jovens participam de uma verdadeira competição com os colegas. Isso faz com que eles se sintam engajados a estudar mais e manter o foco no jogo. Independentemente de qual seja o resultado, uma coisa é certa: todos saem ganhando por aprender matemática de um jeito diferente e mais interessante.

 

“A aprendizagem acontece de várias formas e uma delas é por meio da inteiração, assim um colega ajuda o outro, e enriquece o aprendizado e entendimento da Matemática”. Diz Valdivino Sousa que é Matemático Pedagogo e Psicopedagogo.

 

Mesmo depois que as escolas reabrirem, essa pode continuar sendo uma ferramenta muito útil para ser usada em sala de aula. Até porque, as dificuldades de aprender a matéria vão continuar a existir, e ter novos métodos sempre é válido para conquistar os estudantes.

 

Mais informações para fazer o registro no site e transformar alunos de qualquer nível em campeões da matemática: https://99math.com

 

Fonte: Terra


             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post