Valdivino Sousa fala sobre a Matemática computacional e suas vantagens


O matemático Valdivino Sousa fala sobre a Matemática computacional e suas vantagens, uma área vasta e cheia de oportunidades dentre as quais a profissão de cientista de dados que está em alta. Um matemático que conhece de programação web pode juntar  a matemática e computação e voar neste mundo vasto da ciência.

A matemática computacional é uma área da matemática e da computação que, colaborando na solução de problemas de todas as áreas tanto das ciências exatas, quanto de outras áreas quaisquer, trata do desenvolvimento de modelos matemáticos, para o tratamento de problemas complexos, e desenvolvimento de métodos numéricos de obtenção de soluções.

O profissional formado em Matemática Computacional possui uma visão mista da Matemática e da Computação e pode atuar na solução de problemas que necessitem de conhecimento nas duas áreas.

No Brasil colabora fortemente com a computação científica; com quatro centros de estudos avançados um na Unifesp (graduação), em São José dos Campos, outro na UFMG (graduação), em Belo Horizonte, na Unicamp (com o curso de matemática aplicada e computacional), em Campinas, na UFS (graduação) e outro na USP de São Carlos. Esta última em um sentido mais estrito, trata dos aspectos de programação e desenvolvimento de códigos, técnicas de visualização de resultados de processamento numérico, processamento de alto desempenho computacional.

Mercado de Trabalho

Esse profissional pode atuar em qualquer área que necessite de conhecimentos aprofundados das duas áreas: matemática e computação. Desta forma, é possível trabalhar no sistema financeiro e empresas de grande porte, que demandam logística mais apurada. “Nesses locais, eles poderão resolver questões relacionadas à logística, economia e análise de riscos de investimento”, aponta o professor Frederico Campos Filho.

O matemático computacional também é encontrado em Instituições de pesquisa, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra e em empresas geradoras de tecnologia. No ensino superior, são muitas as opções de emprego. “Temos vários concursos acontecendo para professor. É uma profissão relativamente nova, temos poucos doutores na área”, indica o professor. Outra opção de trabalho é atuar em empresas de consultoria em matemática computacional.

Possui também forte integração com a Modelagem Computacional, uma área de conhecimento que trata da aplicação de modelos matemáticos à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as Engenharias, Ciências exatas, Computação, e Ciências humanas.

Atua na interface com outras ciências como a física, a engenharia, a biologia, a ciência da computação, a tecnologia da informação, dentre outras.


             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post