Sabemos que os números estão nas portas das casas,
em placas de rua ou dos carros, no dinheiro, no tênis e no chinelo, nas
etiquetas das roupas, nas páginas dos livros, na televisão etc. Presentes em
muitos lugares, mas será mesmo assim eles despertam a curiosidade das crianças?
Tal vez a resposta seria não, pois as ferramentas
tecnológicas fazem parte da nossa vida, hoje não temos mais como nos
desvincular delas. As crianças
precisam, sim, ter acesso às possibilidades oferecidas pela tecnologia, desde
que este uso possa trazer benefício e aprendizado dessas crianças. No ambiente
escolar o aprendizado da criança só evolui com uso de tecnologia, pois estamos
vivendo em uma nova era.
Os
chamados nascidos
digitais parecem ter habilidades natas para
lidar com a comunicação online e com as diversas ferramentas que a tecnologia
traz para o nosso dia a dia. O Matemático e Pedagogo com especialização em Psicopedagogia, Valdivino
Sousa, fala da importância no ensino de
Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças na era digital.
Você sabia que a Matemática está
presente no dia a dia das crianças?
Mas o uso correto da tecnologia na infância é um verdadeiro desafio para pais e professores. Segundo ele para despertar o
interesse das crianças é importante relacionar os conceitos
matemáticos que estão inseridos no mundo delas, pois a tecnologia está
na vida das crianças,
isso é um fato inegável. Sabemos que elas observam
tudo e desde pequenas perguntam muito, levantam hipóteses e fazem conclusões, e
atualmente a matemática ensinada foge do dia a dia das crianças.
A Matemática
também está em outras situações do cotidiano
delas e ferramentas interativas, como vídeos e jogos, podem ser muito mais
estimulantes e facilitar muito o aprendizado dos pequenos. Afinal, o
interesse é algo fundamental no processo de aprendizagem.
Pesquisas comprovam que a tecnologia
é uma ferramenta positiva, que traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento das
crianças e adolescentes, desde que usada da forma correta e com o
direcionamento certo.
Valdivino Sousa,
que é pesquisador sobre Modelagem Matemática, ele explica como acontece essa interação
entre uma situação real; modelagem; modelo e Matemática. Por exemplo, a Matematização
que é o reconhecimento da situação do problema, ou seja, visitar lugares
mostrando para o aluno que a modelagem matemática está na direção de uma
experiência prática e desde um clique em uma foto, ou link está lidando com
matemática.
Ter um smartphone conectado à internet
é ter o mundo na palma da mão. A criança tem uma infinidade de possibilidades
para pesquisar, podendo buscar e encontrar respostas para qualquer questão em
poucos segundos. Então por que não fazer da grande rede o novo
livro didático?
Modelo matemático: que é a
Interpretação da solução,
ou seja, com os dados propostos no problema devemos buscar uma solução
concreta; Formulação do problema: que é criar hipóteses de que esta
formulação seja capaz de modelar, obter uma resolução e validação.
O Matemático
relata que o ensino de matemática,
surge dificuldade na aprendizagem, pois ainda existe uma matemática embutida ao
rigor de abstração que esses conteúdos
exigem juntamente o modo que é ensinado, e na prática as crianças não relaciona
tais ensinamentos.
“Os conteúdos são trabalhados nas escolas, de
maneira teórica abrindo uma lacuna de difícil compreensão e aprendizagem dos
alunos fazendo com que não reconheçam a importância da matemática em nosso dia
a dia. Utilizando a Modelagem Matemática que é um método de ensino que
relaciona a matemática com a prática do dia a dia, os alunos se despertam pela
curiosidade de como tudo acontece e como tudo está inserido no mundo do
cotidiano”. Diz Valdivino Sousa.
Sendo a escola de Educação Infantil um espaço de
descobertas e de experiências diversas, a Matemática deve entrar nas
investigações propostas pelo professor. “Fazer matemática neste período é dar
sentido aos questionamentos das crianças de maneira intencional”, afirma o
especialista.
Saber respeitar a idade e descobrir a forma
que cada criança aprende é importante. A regra não é seguir uma lógica e achar
que todas são iguais e têm o mesmo ritmo de absorver o conhecimento
que a outra. “A forma de ensinar as crianças, seja pela brincadeira, pela
observação, ou pelas perguntas conta bastante na evolução de tal aprendizado”,
ressalta Valdivino Sousa, que é Matemático e Pedagogo com especialização em Psicopedagogia
Cínica e institucional.
Apesar de muitas escolas ainda se negarem a
estabelecer essa relação inevitável com o mundo da tecnologia, muitas outras já
aproveitam suas ferramentas como uma forma de tornar as aulas mais interessantes e adequadas ao contexto em que as
crianças vivem hoje.
“Com a supervisão e orientação correta de um
adulto, é claro, a criança pode produzir o que quiser e disponibilizar na rede.
Textos, vídeos, sites e, por que não, jogos?. A ideia de não só receber um
conteúdo pronto, mas também ser capaz de construir e divulgar aquilo que de seu
interesse, faz com que a criança assuma o lugar de protagonista em seu
próprio aprendizado”. Diz Valdivino Sousa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) precisa ser
mudada e adaptada como ocorreu com a BNCC do ensino médio em 2019 sobre o
ensino de Matemática, que passou ser ensinada diferente em 2019, ou seja, dando
liberdade dos colégios modificarem seu plano de aula.
No ensino infantil o planejamento e desenvolvimento
de atividades que dialoguem com o conceito de campo de experiência proposto
pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também dar essa liberdade dos
professores trabalhar conceitos matemáticos na Educação Infantil, mas ainda
deixa a desejar, pois as escolas têm que seguir um plano de ensino municipal,
ou estadual e tal plano de ensino em algumas disciplinas como a Matemática
ainda é ensinada no método tradicional que foge da realidade das crianças.
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Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia