Ensinar Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças,
um novo conceito de ensinar Matemática na educação infantil deve entrar
no planejamento dos professores.
Você sabia que a Matemática está
presente no dia a dia das crianças? Para despertar o interesse das
crianças é importante relacionar os conceitos matemáticos que estão
inseridos no mundo delas. Pois sabemos que elas observam tudo e desde
pequenas perguntam muito, levantam hipóteses e fazem conclusões.
Os números estão nas portas das casas, em placas de rua ou dos
carros, no dinheiro, no tênis e no chinelo, nas etiquetas das roupas,
nas páginas dos livros, na televisão etc. Presentes em muitos lugares,
eles certamente despertam a curiosidade das crianças.
A Matemática
também está em outras situações do cotidiano delas. Brincar de colocar
areia em potes, por exemplo, é ter contato com medidas. Ajudar o
professor a distribuir os materiais que a turma vai utilizar é lidar com
quantidade. Até mesmo a movimentação de bebês pela sala ajuda a
desenvolver noção espacial.
“A modelagem Matemática é uma das formas de ensinar os conceitos
Matemáticos relacionados com o cotidiano, por exemplo, uma visita
simulada a um supermercado, ou uma feira, os alunos poderão vivenciar as
compras. Após isso, alcançaram os seguintes objetivos: Interação: que é
o reconhecimento se o problema escolhido pode se transformar em uma
aprendizagem significativa com o mundo real”. Explica o Matemático e
Pedagogo Valdivino Sousa.
Valdivino Sousa, que é pesquisador sobre Modelagem Matemática,
explica como acontece essa interação entre uma situação real; modelagem;
modelo e Matemática. Por exemplo, a Matematização que é o
reconhecimento da situação do problema, ou seja, visitar lugares
mostrando para o aluno que a modelagem matemática está na direção de uma
experiência prática.
Modelo matemático: que é a Interpretação da solução, ou seja, com os
dados propostos no problema devemos buscar uma solução concreta;
Formulação do problema: que é criar hipóteses de que esta formulação
seja capaz de modelar, obter uma resolução e validação.
O Matemático relata que o ensino de matemática, a dificuldade na
aprendizagem está embutida ao rigor de abstração que esses conteúdos
exigem, juntamente o modo que é ensinado.
Os conteúdos são trabalhados
nas escolas, de maneira teórica, abrindo uma lacuna de difícil
compreensão e aprendizagem dos alunos fazendo com que não reconheçam a
importância da matemática em nosso dia a dia. “Utilizando a Modelagem
Matemática que é um método de ensino que relaciona a matemática com a
prática do dia a dia, os alunos se despertam pela curiosidade de como
tudo acontece e como tudo está inserido no mundo do cotidiano”. Diz
Valdivino Sousa
Sendo a escola de Educação Infantil um espaço de descobertas e de
experiências diversas, a Matemática deve entrar nas investigações
propostas pelo professor. “Fazer matemática neste período é dar sentido
aos questionamentos das crianças de maneira intencional”, afirma o especialista.
Saber respeitar a idade e descobrir a forma que cada criança aprende é importante. A regra não é seguir uma lógica e achar que todas são iguais e têm o mesmo ritmo de absorver o conhecimento que a outra. “A forma de ensinar as
crianças, seja pela brincadeira, pela observação, ou pelas perguntas conta bastante na evolução de tal aprendizado”, diz Valdivino Sousa, que é Matemático e Pedagogo com especialização em Psicopedagogia Cínica e institucional.
Segundo ela, não existe idade mínima para o planejamento de
atividades relacionadas a esses conteúdos. “O docente pode propor
situações de acordo com a faixa etária da turma e ver como ela reage. O
importante é que as experiências deixem de ser ocasionais e passem a ser
intencionais. Só assim podem se tornar mais ricas.”
Onde buscar formação gratuita
Para ter intencionalidade, como as duas especialistas colocam, é
preciso repertório. “Se o professor não tem formação, ele terá
dificuldade para responder às questões das crianças”, comenta Claudia.
Mas, ela mesma lembra, a carga horária relacionada à Matemática, nos
cursos de Pedagogia, é ínfima. Cabe aos docentes, então, procurar
oportunidades para além da universidade.
O objetivo é ajudar no planejamento e desenvolvimento de atividades que
dialoguem com o conceito de campo de experiência proposto pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Mesmo para quem já trabalha com
conceitos matemáticos na Educação Infantil, as videoaulas podem ser uma
chance de rever práticas e conhecer novas propostas sobre o tema.
Sobre o Autor
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia
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