O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa explica como fazer a criança gostar de matemática, o saber matemático à luz da educação Matemática é uma linguagem usada de como inovar e despertar o interesse dos alunos pela disciplina. A Matemática está presente em tudo, e precisamos saber como ela está inserida em nosso cotidiano. A frase “Um jeito diferente de aprender Matemática” é utilizada pelo Matemático com especialização em Psicopedagogia que usa armas e técnicas de como mostrar a Matemática de uma forma simples e agradável.
E,
como fazer a criança gostar de Matemática, muitos professores do ensino infantil buscam
soluções para esse problema, muitos deles usam recursos como jogos, desenhos
game, entre outros, sabemos que um recurso educativo é uma ajuda ou um meio
para favorecer a aprendizagem. Mas afinal como fazer as crianças a gostar de
Matemática?
Um recurso educacional é um meio de ajuda para a criança a gostar de matemática, despertar o interesse e promover uma aprendizagem existem alguns recursos matemáticos, porém, muitos deles não são mágica, mas facilitam muito o aprendizado de matemática pelas crianças. Para entender o papel que representam, é necessário compreender a importância das emoções em todos os processos de aprendizagem.
Quando uma pessoa está aprendendo, antes que a informação
seja absorvida de um modo intelectual, ela é processada pelo sistema límbico,
onde estão as emoções.
Isso nos sugere que o aprendizado é condicionado pelas emoções positivas ou
negativas que ocorrem no momento de aprender. Todos nós sabemos que somos
principalmente seres emocionais e, em segundo lugar, seres racionais.
Portanto, a emoção abre as portas para o processo de aprendizagem, e por isso é tão importante despertar a curiosidade e o interesse nos meninos e meninas.
Portanto, a emoção abre as portas para o processo de aprendizagem, e por isso é tão importante despertar a curiosidade e o interesse nos meninos e meninas.

Ele ressalta que "As crianças prestam atenção naquilo que lhes interessa porque lhes proporciona uma recompensa emocional positiva e não ligam para o que produz uma compensação emocional negativa. Então, quando você usar um recurso matemático, temos que ter isso em mente".
"É preciso criar situações que causem impacto emocional
positivo, isto é, que as motivem, excitem ou divirtam. Se também envolverem
vários sentidos, melhor ainda, deixarão uma impressão emocional mais eficaz,
facilitando o aprendizado". Explica Valdivino Sousa
Além disso, para que você possa garantir que
aprendam matemática, é imperativo que as propostas estimulem seu raciocínio
lógico-matemático. Isto é, não se trata de usar um recurso porque sim ou porque
está na moda, mas tem de ser acompanhado de uma pergunta ou um desafio. Caso
contrário, o cérebro se acomoda e não “se esforça” para aprender.
Existem centenas de recursos que você pode usar em
casa ou na sala de aula, e eu indicarei meus três grupos favoritos.
MATERIAIS MANIPULATIVOS
São projetados para que as crianças possam
visualizar muitos conceitos matemáticos. Sem eles, a
matemática é abstrata e, em muitos casos, incompreensível para elas. Há uma
grande diversidade, eu recomendo três dos mais usados:
- As barras numéricas
São uma coleção de barrinhas de madeira que
representam os números de 1 a 10. Cada número tem um comprimento e uma cor
diferente. Com eles você pode consolidar a noção de número, descobrir relações
numéricas e também estudar medidas e geometria. Recomendo usá-las dos 5 aos 16
anos.
- Os policubos
São cubos encaixáveis úteis para entender as
tabelas de multiplicação, as frações e os gráficos estatísticos. Podem ser
usados a partir dos 5 anos e até os primeiros níveis do ensino médio.
Os blocos lógicos
Permitem fazer atividades que desenvolvam o
raciocínio lógico, como séries, classificações e mudança de qualidades. Ideal
para crianças dos 3 aos 12 anos.
- JOGOS DE TABULEIRO
Para aprender matemática de uma forma duradoura,
você precisa ativar a memória de longo prazo; ou seja, não se trata de aprender
as tabelas de multiplicação para o exame da semana que vem, mas é necessário
que as crianças as aprendam para sempre. É aqui que entram os jogos de tabuleiro: servem para
consolidar o aprendizado.
Quando as crianças brincam em casa ou em sala de
aula, estão fortalecendo o aprendizado. Existem centenas de jogos, do clássico
ludo a jogos tremendamente matemáticos como o Código Secreto.
- LIVROS E CONTOS
Existem muitas obras literárias para que
as crianças se aproximem da matemática a partir da leitura. Algumas permitem
revisar ou expandir conhecimentos matemáticos por meio dos jogos, desafios e
curiosidades.
Se você quiser começar sua biblioteca de
matemática, sugiro três títulos para três faixas etárias diferentes.
- Quatro Cantinhos de Nada (de 3 a 6 anos)
- Cuentacuentos (a partir de 3 anos, se for para nós lermos, e até 7 anos)
- Matemática Mente (a partir de 7 anos)
Os recursos matemáticos são elementos básicos no
ensino da matemática e deveriam estar em todas as casas e salas de aula, pois
permitem que as crianças aprendam com prazer.
Para escolher as propostas mais adequadas para seus
filhos ou os seus alunos, recomendo que você leve em conta a versatilidade do
recurso, pois assim poderá ser usado para diferentes conteúdos ou graus de
dificuldade.
Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia