Matemático e Pedagogo explica como fazer a criança gostar de matemática

O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa explica como fazer a criança gostar de matemática, o saber matemático à luz da educação Matemática é uma linguagem usada de como inovar e despertar o interesse dos alunos pela disciplina.  A Matemática está presente em tudo, e precisamos saber como ela está inserida em nosso cotidiano. A frase “Um jeito diferente de aprender Matemática” é utilizada pelo Matemático com especialização em Psicopedagogia que usa armas e técnicas de como mostrar a Matemática de uma forma simples e agradável.

 E, como fazer a criança gostar de Matemática, muitos professores do ensino infantil buscam soluções para esse problema, muitos deles usam recursos como jogos, desenhos game, entre outros, sabemos que um recurso educativo é uma ajuda ou um meio para favorecer a aprendizagem. Mas afinal como fazer as crianças a gostar de Matemática?         
                     


 Um recurso educacional é um meio de ajuda para a criança a gostar de matemática, despertar o interesse e promover uma aprendizagem existem alguns recursos matemáticos, porém, muitos deles não são mágica, mas facilitam muito o aprendizado de matemática pelas crianças. Para entender o papel que representam, é necessário compreender a importância das emoções em todos os processos de aprendizagem.




Quando uma pessoa está aprendendo, antes que a informação seja absorvida de um modo intelectual, ela é processada pelo sistema límbico, onde estão as emoções. Isso nos sugere que o aprendizado é condicionado pelas emoções positivas ou negativas que ocorrem no momento de aprender. Todos nós sabemos que somos principalmente seres emocionais e, em segundo lugar, seres racionais.
Portanto, a emoção abre as portas para o processo de aprendizagem, e por isso é tão importante despertar a curiosidade e o interesse nos meninos e meninas. 

https://institutouniverse.com.br/course/curso-de-formacao-em-psicanalise/

Ele ressalta que "As crianças prestam atenção naquilo que lhes interessa porque lhes proporciona uma recompensa emocional positiva e não ligam para o que produz uma compensação emocional negativa. Então, quando você usar um recurso matemático, temos que ter isso em mente".

"É preciso criar situações que causem impacto emocional positivo, isto é, que as motivem, excitem ou divirtam. Se também envolverem vários sentidos, melhor ainda, deixarão uma impressão emocional mais eficaz, facilitando o aprendizado". Explica Valdivino Sousa

Além disso, para que você possa garantir que aprendam matemática, é imperativo que as propostas estimulem seu raciocínio lógico-matemático. Isto é, não se trata de usar um recurso porque sim ou porque está na moda, mas tem de ser acompanhado de uma pergunta ou um desafio. Caso contrário, o cérebro se acomoda e não “se esforça” para aprender.

Existem centenas de recursos que você pode usar em casa ou na sala de aula, e eu indicarei meus três grupos favoritos.

 MATERIAIS MANIPULATIVOS
São projetados para que as crianças possam visualizar muitos conceitos matemáticos. Sem eles, a matemática é abstrata e, em muitos casos, incompreensível para elas. Há uma grande diversidade, eu recomendo três dos mais usados:

  1. As barras numéricas
São uma coleção de barrinhas de madeira que representam os números de 1 a 10. Cada número tem um comprimento e uma cor diferente. Com eles você pode consolidar a noção de número, descobrir relações numéricas e também estudar medidas e geometria. Recomendo usá-las dos 5 aos 16 anos.

  1. Os policubos
São cubos encaixáveis úteis para entender as tabelas de multiplicação, as frações e os gráficos estatísticos. Podem ser usados a partir dos 5 anos e até os primeiros níveis do ensino médio.
 Os blocos lógicos
Permitem fazer atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, como séries, classificações e mudança de qualidades. Ideal para crianças dos 3 aos 12 anos.

  1. JOGOS DE TABULEIRO
Para aprender matemática de uma forma duradoura, você precisa ativar a memória de longo prazo; ou seja, não se trata de aprender as tabelas de multiplicação para o exame da semana que vem, mas é necessário que as crianças as aprendam para sempre. É aqui que entram os jogos de tabuleiro: servem para consolidar o aprendizado.
Quando as crianças brincam em casa ou em sala de aula, estão fortalecendo o aprendizado. Existem centenas de jogos, do clássico ludo a jogos tremendamente matemáticos como o Código Secreto.

  1. LIVROS E CONTOS
Existem muitas obras literárias para que as crianças se aproximem da matemática a partir da leitura. Algumas permitem revisar ou expandir conhecimentos matemáticos por meio dos jogos, desafios e curiosidades.
Se você quiser começar sua biblioteca de matemática, sugiro três títulos para três faixas etárias diferentes.

  1. Quatro Cantinhos de Nada (de 3 a 6 anos)
  2. Cuentacuentos (a partir de 3 anos, se for para nós lermos, e até 7 anos)
  3. Matemática Mente (a partir de 7 anos)
Os recursos matemáticos são elementos básicos no ensino da matemática e deveriam estar em todas as casas e salas de aula, pois permitem que as crianças aprendam com prazer.

Para escolher as propostas mais adequadas para seus filhos ou os seus alunos, recomendo que você leve em conta a versatilidade do recurso, pois assim poderá ser usado para diferentes conteúdos ou graus de dificuldade.




             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post