Aprendendo equação de primeiro grau
com o uso de objetos ilustrativos. Quando criei o método X, Y e Z de equação e expressão
algébrica com objetos ilustrativos, teve grande repercussão e debate acerca do
assunto, pois a pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem
dificuldades de entender expressão em álgebras.
Em minha pesquisa identifiquei
que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podem ser
substituídos por objetos, já que uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem
dificuldade de entender a deparar com as formalidades algébricas.
Muitos entraram no âmbito do distúrbio
de discalculia, bem para quem não sabe a discalculia é um problema
causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no
aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por
deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem
nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
Crianças portadoras de discalculia são
incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar
números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender
conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros. Ladislav Kosc
descreveu seis tipos de discalculia: a discalculia léxica, discalculia verbal,
discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e
discalculia ideognóstica. Mas este é outro assunto, que posso abordar com mais
detalhes em outro artigo.
Voltando nosso tema que é aprendendo
equação de primeiro grau com o uso de objetos ilustrativos, este método visa
facilitar a compreensão de álgebra de uma forma diferente, pois falta uma
didática centrada por parte dos professores, ou talvez por parte do aluno de
entender que toda letra na frente de um número está multiplicando e que a soma
é inversa da subtração e a multiplicação é inversa da divisão. Se 2x + 4 – 2 =8
e quero resolver a incógnita X basta inverter os membros aplicando as operações
matemáticas. Então fica da seguinte forma: 2x = 8 – 4 +2 = 6/2 logo o valor de
X = 3, para provar temos: 2.3 + 4 – 2 = 8.
O método X, Y Z ajuda no aprendizado
de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos, foi visto
interessante, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x podem
ser duas maçãs, ou duas laranjas e com este método as figuras ilustram o
problema matemático de uma forma agradável. Ou seja, o aluno irá querer
entender e resolver.
Hoje iremos resolver um problema
matemático envolvendo equação de 1º grau e expressão álgebra, com objetos
ilustrativos, estes objetos são as flores.
Temos na primeira linha três galho de
flores de cor vermelha somando 60, podemos chamar essas três flores de 3x,
então digamos que temos 3x =60 e quero descobrir o valor de cada uma. Ora,
muito simples, basta nos dividir 60/3 = 20, bem se sabe que cada flor vale 20.
Na segunda linha temos uma um galho de
flor de cor vermelha, e mais dois galhos azuis. Já sabemos o valor de cada
galho de flor vermelha. Então, vamos para o cálculo, 20+X+Y = 30 vamos inverter
as ordens para achar o valor das flores azuis. 30-20=10, logo descobrimos que cada
galho de flor azul vale 5. Provando temos: 20 +5+5 =30
Na terceira linha temos um galho de
flor azul que sabemos que vale 5, e temos dois galhos juntos de flores de cor
amarela somando o total de 3. Então teremos que descobrir o valor das flores
amarela que é 5 -2 =3
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Na quarta linha devemos saber a regra
(MDSS) onde primeiro resolvermos a Multiplicação segundo a Divisão, terceiro a
Soma e quarto a Subtração, conhecido como elemento das expressões numéricas.
Então seguindo a regra temos que
primeiro multiplicar o valor do galho de flor azul por o galho de flor
vermelha, e depois somamos com o galho de flor de cor amarela. Neste caso como
já sabemos os valores, basta inverter a equação 5.20 + 1 = 101
Conclusão
Há alguns anos atrás venho observando
o comportamento das pessoas em relação à Matemática, e suas dificuldades de
entendimento com a mesma. É uma tarefa interessante e trabalhosa de testar
modelos matemáticos que melhor encaixe numa coisa ou em outra. As vezes
passamos meses tentando criar uma fórmula que atinge um aprendizado esperado,
mas antes de aplicar existe todo um teste piloto para ver se vai funcionar nas
mentes dos alunos.
O método que ajuda no aprendizado deequação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos. Surtiu um efeito desde
que comecei aplicar e analisar a compreensão das pessoas que sentem
dificuldades de entender expressão álgebras. O método foi elogiado pela FESPM –
Federación Española de Sociedades de Professores de Matemáticas, pois é algo
inovador que despertam o interesse de todos ao ver uma matemática ensinada
diferente de forma agradável.
Sobre o Autor
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia
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