Matemático Sousa

O Blog do Prof. Valdivino Sousa pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

LightBlog

Posts Recentes

14/11/2019

Matemático comenta sobre a classificação dos alunos para o evento internacional de matemática


Matemático comenta sobre a classificação dos alunos para o evento internacional de matemática

O Matemático Valdivino Sousa comenta sobre a classificação dos alunos do colégio em Nilópolis para o evento internacional de matemática, sabemos que a matemática é a ciência mãe de todas as ciências, ou áreas de nossas vidas. É gratificante ver alunos dedicando a uma disciplina vista pela a sociedade como difícil, ou chata.

A Competição vai acontecer na China, o evento internacional de matemática ocorre todos os anos, e alunos de outros países também participam. O campeonato vai acontecer na capital chinesa entre 21 e 25 de novembro deste ano de 2019.

Os alunos do Colégio Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, se classificaram para uma competição internacional de matemática que vai acontecer em Pequim. Com investimento do governo estadual, os alunos vão representar o Brasil na décima edição do Campeonato Mundial de Equipes de Matemática.

“É muito importante para estes alunos o apoio dos professores, e da família, pois isso cria laços de união e força não só para competição, mas também no futuro destes estudantes. E, ter a presença do Governador do Estado é mais gratificante, pois os alunos viajam para Pequim com mais motivação”. Explica o Matemático Valdivino Sousa.

Ontem, os alunos visitaram o governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara no Rio de Janeiro. Além de conhecerem o Palácio, tiveram uma conversa com Witzel sobre o cenário da educação no estado. Eles também tiveram espaço para contar as suas histórias e expectativas.

Os professores responsáveis pelo projeto, Fernando e Manoel Roque, compartilharam com o Secretário de Educação Pedro Fernandes toda a experiência com o processo pedagógico que vem tornando o colégio uma escola referência na Baixada.

O Brasil e a Matemática
O Brasil no ano passado foi promovido para o grupo de elite da matemática mundial, o chamado Grupo 5, que reúne as nações mais desenvolvidas na pesquisa da área. Essas “divisões” são estabelecidas pela União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), organismo que congrega as sociedades matemáticas de nações de todo o planeta. Ela divide seus 76 países-membros em cinco grupos, por ordem de excelência.

“O Brasil aderiu à IMU em 1954, entrando, assim, no Grupo 1; em 1978, ascendemos ao grupo 2; ao 3, em 1981; e, em 2005, ao Grupo 4. O país agora fará companhia à Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia”. Diz Valdivino Sousa.

É a segunda grande conquista de nível internacional dos alunos do Colégio Zenóbio da Costa. No ano passado, eles já tinham se classificado para uma competição na Índia, mas não tinham verba para fazer a viagem. Os alunos chegaram a tentar captar o dinheiro através de eventos, bazares, rifas e até vaquinhas, mas não conseguiram investimento suficiente.

Influencia da Matemática no Brasil
O Brasil ganhou mais peso e influência nas decisões relacionadas ao mundo da matemática e passa a contar com cinco votos na assembleia geral da organização.

Paolo Piccione, professor da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), vê também um possível efeito interno. “A chegada do Brasil ao Grupo 5 mostra que o país tem potencial para se relacionar com as nações cientificamente mais desenvolvidas do mundo. Mostra que talento não falta por aqui.”

“Além disso”, prossegue Piccione, “o país consolida sua posição de referência na matemática dentro da América Latina”. A promoção do país à elite da matemática mundial também é um reconhecimento de tudo o que foi feito nas últimas seis décadas no país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário