Encontro dos apaixonados por Matemática


Encontro dos apaixonados por Matemática

Alunos e professores de Maringá e região participam de encontro na UEM ao longo deste sábado (23). Eles são vistos como os apaixonados por matemática
A matemática não é tão difícil quanto parece. A questão é forma como é ensinada. É o que defende uma nova geração de professores, que se reuniu neste sábado (23), na Universidade Estadual de Maringá. É o 3° Encontro Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública, coordenado pela UEM e UEL.

Para o Matemático Valdivino Sousa, criador do método x y z que facilita na aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos. “Saber mostrar a matemática de uma forma simples é gratificante e motiva os estudantes. Sabemos que Matemática está presente em tudo, basta nos procurar enxergar  como ela está inserida em nosso cotidiano”.

Um dos coordenadores da iniciativa é o professor do departamento de Matemática da UEM Tiago Ferraiol. Ele conta que ações em escolas para ensinar essa arte tem dado resultado.
Alunos e professores de escolas de Maringá e região vieram ao encontro. De Campo Mourão, o professor Wagner Szpak defende novas metodologias, com formas inovadoras.

Um dos alunos dele é o Pedro Bob, de 13 anos, que vem ganhando medalhas em competições. É questão de aprender o método, diz o estudante.
É satisfatório para o aluno aprender matemática, claro. Para o professor, então, nem se fale. A Greyce Pilati, que dá aulas em Cidade Gaúcha, que o diga.
Report this.

O objetivo do blog Matemático Sousa é mostrar para as pessoas, a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós, independente da situação ou momento ela está sempre presente em tudo.

“Nós não percebemos, mas quando passamos a vivenciar a matemática diariamente, logo identificamos que ela surge por todos os lados, pegamos o jeito de pensar matemático e identificá-lo ao nosso favor, ou seja, aprendemos a raciocinarmos melhor”. Explica Valdivino Sousa.

O professor e Matemático Valdivino Sousa busca conscientizar as pessoas e informá-las como a Matemática está presente em  nosso cotidiano, e como podemos utilizar-se de métodos pedagógicos diferentes para incentivar o interesse de alunos e demais pessoas, através de situação prática que possa ser resolvida com o uso de procedimentos matemáticos.

Segundo ele “A Matemática está nas coisas mais simples da vida acredite!. Pensar em Matemática é mais do que uma abstração numérica, pois o pensamento deve estabelecer conexões ilimitadas”. Diz.




             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post