Matemática aplicada é tema de feira que acontece em Manaus


Matemática aplicada é tema de feira que acontece em Manaus

Com o tema “Matemática Aplicada ou Interrelação com outras disciplinas”, cerca a dez 33 escolas da rede municipal de ensino participarão da etapa estadual, que iniciou nesta segunda-feira, 21/10, e segue até quarta-feira, 23/10. A Feira acontece no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Coroado, zona Leste de Manaus, e deve contar com a participação de 68 alunos do ensino fundamental do 4º ao 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, participou da Feira e destacou a importância em incentivar os alunos e professores a desenvolverem projetos científicos que modifiquem e tornem as aulas mais atrativas e dinâmicas, como no caso da matemática.
“O uso da tecnologia, a inovação e desenvolvimento da criatividade, são fundamentais para o estudo da matemática com o aluno do século 21. Este é um momento importante de troca de experiência entre os participantes, com alunos e professores de outras unidades e municípios, com certeza todos saem desse evento com um conhecimento mais enriquecido”, comentou a subsecretária. 


 A Feira contou também com a participação dos alunos da Oca do Conhecimento da unidade do Puraquequara, que tocaram e cantaram músicas amazonenses e nacionais.

Programação
Cada dia é destinado para uma modalidade de ensino e o primeiro ficou por conta da EJA com os alunos da escola municipal Doutor Raimundo Magalhães Cordeiro, conjunto Amazonino Mendes, no Novo Aleixo, na zona Norte. O projeto apresentado pela equipe foi o jogo eletrônico de “Quiz Expressos Numéricas”. 

Os alunos criaram um aplicativo, pela Programação Scratch, que pode ser baixado em qualquer computador, notebook e aparelhos smartphone. A intenção dos “alunos cientistas” é propiciar a interação entre a tecnologia e a matemática, com jogos cheios de atividades de raciocínio lógico. 
“A gente quer tirar a fama de bicho-papão que a matemática tem para a maioria dos alunos, e que eles tenham mais interesse na disciplina, por meio de jogos com desafios. E nesse processo criamos também um personagem que é o Max, que acompanha o jogador e informa se está certo ou errado’, explicou uma das criadoras do aplicativo, Lyandra Silva, da 4ª fase da EJA. 

Pelo menos 150 escolas, entre estaduais, municipais do interior do Amazonas e privadas, apresentarão os projetos científicos matemáticos durante os três dias da Feira. De acordo com o coordenador geral do evento, Francisco Feitosa, o objetivo não está na competição, mas na participação, apresentação e troca de experiência entre as unidades de ensino, onde todas ganharão medalhas de participação. 

“A Feira obedece alguns critérios como a comunicação do trabalho, domínio do conteúdo e qualidade e relevância científico social e ambiental. Não terá classificação (1º, 2º e 3º lugares), todos receberão certificado, medalhas por pontuação, as 10% que conseguirem as melhores notas recebem medalha de ouro, as 20% de prata e as restantes de bronze”, comentou o coordenador.




             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post