Equações, geometria e porcentagem
estão entre os principais temas abordados. Nas 45
questões estão Equações de primeiro e segundo grau são os principais temas
cobrados. A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro. O cartão com os locais de prova do Enem
foi divulgado no dia 16 de outubro.
Segundo o Matemático Valdivino
Sousa a prova cobra 45 questões de matemática entre elas estão incluso no
conteúdo Matemática e suas Tecnologias. Além disso, o Enem cobra mais 45
questões de Ciências da Natureza como: Química, Física e Biologia.
Falta menos de um mês para a prova,
“os assuntos de matemática
que foram mais cobrados nas últimas edições do Enem (2014-2018), englobam
assuntos variados, ou seja, a prova faz um apanhando, e por isso é muito
importante o aluno familiarizar respondendo questões de anos
anteriores, sobre os principais temas exigidos”. Explica Valdivino Sousa.
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O Matemático e professor Valdivino Sousa |
Veja os temas mais cobrados
Nas provas de matemática dos últimos
cinco anos, as principais matrizes de conhecimento cobradas foram as seguintes:
- Equações
de 1º e 2º graus: 17%
- Grandezas
proporcionais e médias algébricas: 14%
- Porcentagem
e matemática financeira: 11%
- Funções:
6%
- Noções
básicas de estatística: 6%
- Probabilidade
6%
- Área
de figuras planas e polígonos: 5%
A prova de Matemática costuma ser uma
das mais temidas pelos alunos, especialmente no Enem,
como já mencionado são 45 questões
da disciplina. No entanto, a prova apresenta questões com vários níveis de
dificuldade, e as perguntas realmente complicadas são mais raras.
A prova
é forrada de gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser
interpretados com cuidado, mas, muito se engana quem acredita que se trata
somente de uma prova de interpretação, a análise dos dados apresentados é
constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos
específicos.
Os conhecimentos específicos que a
prova cobra são menos “cabeludos” do que se imagina. “Podemos dizer que 99% das
perguntas englobam conteúdo do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do
Ensino Médio”, afirma o Matemático
Valdivino
Sousa. “Logaritmo já caiu na prova e exigiu que o candidato soubesse de cor
suas propriedades, mas foi uma exceção”, diz.
Funções de 1° e 2° graus
As questões de função podem aparecer
com as mais variadas abordagens. No exemplo, a expressão f(x) (que indica a
função) já aparece de cara na questão, sem exigir que o aluno faça maior
esforço para decifrar qual operação será usada. No entanto, esse tipo de
questão não é recorrente. Normalmente, o enunciado propõe uma situação em que o
uso da função será necessário, mas sem deixar claro no texto.
Progressão aritmética e geométrica
Com a progressão aritmética (PA) e a
geométrica (PG), acontece uma situação parecida com a das funções. “Em um
vestibular tradicional, uma questão de PA é anunciada com a frase “Em uma PA…”.
No Enem isso também pode ocorrer, mas existe a preferência em se criar uma
situação que origine uma PA. O aluno deve reconhecer que se trata de uma PA
analisando os dados apresentados”, explica o professor e Matemático
Valdivino Sousa.
Estatística
Nas questões de estatística, é
bastante comum que caia a média
aritmética, a moda
ou a mediana.
Grandezas proporcionais
As questões que envolvem grandezas
podem ser cobradas como inversamente proporcionais ou diretamente
proporcionais. É bastante comum que sejam resolvidas com uma simples regra de três.
Porcentagem
As questões de porcentagem também
costumam apresentar um enunciado claro. No entanto, muitas vezes a questão que
traga porcentagem também aborda outro assunto – o mais comum é que seja matemática financeira,
por exemplo.
Equações 1º e 2º graus
As questões que exigem uma equação são
bastante comuns e também não costumam ter um enunciado explícito. Normalmente,
a questão coloca um problema que exige que o aluno formule uma relação de
equação para resolver.
Trigonometria (triângulo retângulo e
semelhança de triângulos)
Já nas questões de trigonometria, o
uso das relações matemáticas costuma ser bem mais aparente. Normalmente, a
questão já vem com um desenho da figura, deixando claro o que o aluno deve
fazer para chegar à resposta.
Áreas de figuras planas/prismas,
cilindros, cones e esferas
Da mesma forma que nas questões de
trigonometria, as questões de figuras planas e figuras tridimensionais (área e
volume) costumam apresentar a figura do objeto descrito no texto. E por fim, Análise combinatória e probabilidade.
Como se sair bem
A maior dica do Matemático
Valdivino Sousa, e que vale para as outras matérias também é resolver questões
antigas de provas anteriores. “Fazendo isso, o aluno vai se sentir bem mais à
vontade na hora do exame”, completa.
Outra coisa que ajuda é usar o método pega-varetas.
No jogo, que consiste em lançar varetas ao chão e pegar o máximo possível sem
movimentar as outras, o segredo é sempre pegar as que estavam mais fáceis para,
só depois, tentar tirar as difíceis.
Esse princípio também se aplica ao Enem
e ao vestibular, em que há um grande número de questões de diferentes níveis de
dificuldade e um tempo limitado para resolvê-las. Assim, comece respondendo
as mais fáceis e deixe as mais complicadas para depois. “As questões têm pesos
diferentes, mas o candidato deve tentar responder o maior número que
conseguir”, explica o Valdivino
Sousa. Se perder muito tempo nas mais difíceis, sobrará pouco para as que
você teria mais chance de acertar, certo?
Sobre o Autor
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia
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