Nos últimos anos têm se falado sobre vários distúrbios de aprendizagem e
um deles é a discalculia, existe tamanha desinformação dos profissionais de
Psicologia, e por terem muitas informações desencontradas os professores do
ensino infantil e fundamental ficam sem um entendimento eficaz. Mas afinal, o
que é a discalculia? Bem a discalculia é um distúrbio de aprendizagem em
matemática, é uma disfunção que afeta a habilidade do aluno lidar com números.
Não gostar de estudar matemática ou
acreditar que essa é a matéria mais difícil no colégio pode ser algo bastante
comum. Para algumas crianças, porém, a dificuldade vai além disso. Elas podem
ter discalculia, distúrbio de aprendizagem que afeta a habilidade de aprender
as noções matemáticas, afetando não apenas o desempenho escolar, mas suas
atividades cotidianas. Entenda:
O que é?
Assim como a dislexia, a discalculia é
um distúrbio de aprendizagem cujas dificuldades se manifestam ao lidar com
números, tempo, medidas e noções espaciais. A palavra vem do grego e significa
“contando mal”, por isso a disfunção é também conhecida como "cegueira
numérica". Mas a inabilidade não tem nada ver com problemas de visão,
audição ou nível de inteligência.
Tipos
Há diferentes tipos de discalculia: a léxica, quando o problema está na leitura de símbolos matemáticos; a verbal, que é a dificuldade em nomear quantidades, números, termos e símbolos; a gráfica, que se manifesta na escrita dos símbolos; a operacional, que afeta a execução de operações e cálculos; a practognóstica, que prejudica a enumeração, manipulação e comparação com objetos reais ou em imagens; e a ideognóstica, quando há dificuldade nas operações mentais ou na compreensão dos conceitos matemáticos.
Há diferentes tipos de discalculia: a léxica, quando o problema está na leitura de símbolos matemáticos; a verbal, que é a dificuldade em nomear quantidades, números, termos e símbolos; a gráfica, que se manifesta na escrita dos símbolos; a operacional, que afeta a execução de operações e cálculos; a practognóstica, que prejudica a enumeração, manipulação e comparação com objetos reais ou em imagens; e a ideognóstica, quando há dificuldade nas operações mentais ou na compreensão dos conceitos matemáticos.
Causas
Trata-se de um problema biológico e possivelmente hereditário, que não necessariamente é causado por danos neurológicos — se este for o caso, há a manifestação do distúrbio conhecido como acalculia.
Trata-se de um problema biológico e possivelmente hereditário, que não necessariamente é causado por danos neurológicos — se este for o caso, há a manifestação do distúrbio conhecido como acalculia.
Sintomas
Os sintomas aparecem já na infância, assim que a criança começa a aprender a lidar com os números, e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. Entre os primeiros sinais, estão a dificuldade em reconhecer padrões, símbolos numéricos, em lembrar operações básicas como 2+2, e o uso dos dedos para tentar contar até mesmo em cálculos mais avançados.
Os sintomas aparecem já na infância, assim que a criança começa a aprender a lidar com os números, e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. Entre os primeiros sinais, estão a dificuldade em reconhecer padrões, símbolos numéricos, em lembrar operações básicas como 2+2, e o uso dos dedos para tentar contar até mesmo em cálculos mais avançados.
O diagnóstico é feito através de
testes elaborados por psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos, e deve
descartar a presença de outros transtornos, como depressão ou déficit de
atenção com hiperatividade (TDAH).
Tratamento
O tratamento consiste principalmente na adoção de estratégias para melhorar o desenvolvimento matemático da criança. Entre elas estão o uso de papel quadriculado para organizar as ideias, a aposta em exemplos concretos e auxílios visuais para explicar os problemas, além de realizar a repetição de exercícios.
O tratamento consiste principalmente na adoção de estratégias para melhorar o desenvolvimento matemático da criança. Entre elas estão o uso de papel quadriculado para organizar as ideias, a aposta em exemplos concretos e auxílios visuais para explicar os problemas, além de realizar a repetição de exercícios.
Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e TOP 10 News, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia