Através do ‘Pô Bicho!’, docente da E.E. Santos Amaro da Cruz ensina cálculos de maneira mais simples e dinâmica
Criar métodos lúdicos e dinâmicos são essenciais para estimular os
jovens a se dedicarem mais aos estudos. Na rede estadual de ensino, é
importante que as escolas desenvolvam projetos para engajá-los cada vez
mais nas disciplinas e na tomada de decisões de sua unidade de ensino.
A internet, por exemplo, é uma ferramenta que agiliza o processo de
aprendizagem em muitos assuntos. O professor de Matemática Pedro Real da
Escola Estadual Santos Amaro da Cruz, na capital paulista, é a maior
prova de que trazer ferramentas alternativas para o ensino é a chave
para um aprendizado muito mais próspero.
O docente se destacou dentro e fora da unidade depois de romper a
barreira das salas de aulas. Com o intuito de promover maior
entendimento da sua disciplina, Real criou um canal no Youtube para
auxiliar os estudantes. Ele conta que sentiu a necessidade de fazer
vídeos explicando alguns exercícios de Matemática.
“O resultado me surpreendeu. No dia seguinte que publiquei o vídeo,
perguntei na sala quem tinha assistido e grande parte dos alunos
levantaram a mão. Isso me causou um impacto, porque quando dou lições de
casa têm muitas restrições”, afirma.
O canal “Pô Bicho!” já tem 8,5 mil inscritos e os vídeos, animados e
dinâmicos, ajudam muitos jovens com cálculos que se parecem bastante
complicados. O objetivo do docente é fazer com que seus alunos aprendam o
passo a passo das equações de uma forma mais descomplicada.
A estudante Luana Rodrigues Galvani comenta que quando descobriu o
canal a disciplina ficou muito mais clara. “Sai daquela coisa
convencional do professor ficar escrevendo cálculos na lousa e os alunos
sentados tentando resolver”, completa.
Seu colega, Matheus Aurélio, também fala sobre a iniciativa do
professor. “Ele abriu a porta para nós. Matemática não é fácil para todo
mundo, por isso ele conseguiu ajudar muitos alunos”, ressalta o jovem.
Nos vídeos, Real procura explicar o conteúdo abordado na aula
seguinte para que os alunos anotem todas as dúvidas e tirem em sala.
“Hoje você não consegue trabalhar em lugar algum se não houver
tecnologia. Se a escola não tiver inserida (dentro desse meio), há um
perigo de nós formarmos alunos analfabetos digitais”, finaliza a
diretora da escola, Sônia Gomes Cruz.
Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia