Ensinar
Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças, um novo conceito
de ensinar Matemática na educação infantil deve entrar no planejamento dos
professores. Você sabia que a Matemática está presente no dia a dia das
crianças? Para despertar o interesse das
crianças é importante relacionar os conceitos matemáticos que estão
inseridos no mundo delas. Pois sabemos que elas observam tudo e desde pequenas
perguntam muito, levantam hipóteses e fazem conclusões.
Os números estão nas portas
das casas, em placas de rua ou dos carros, no dinheiro, no tênis e no chinelo,
nas etiquetas das roupas, nas páginas dos livros, na televisão etc. Presentes
em muitos lugares, eles certamente despertam a curiosidade das crianças. A
Matemática também está em outras situações do cotidiano delas. Brincar de
colocar areia em potes, por exemplo, é ter contato com medidas. Ajudar o
professor a distribuir os materiais que a turma vai utilizar é lidar com
quantidade. Até mesmo a movimentação de bebês pela sala ajuda a desenvolver
noção espacial.
“A modelagem Matemática é
uma das formas de ensinar os conceitos Matemáticos relacionados com o cotidiano,
por exemplo, uma visita simulada a um supermercado, ou uma feira, os
alunos poderão vivenciar as compras. Após isso, alcançaram os seguintes
objetivos: Interação: que é o reconhecimento se o problema escolhido pode se
transformar em uma aprendizagem significativa com o mundo real”. Explica o
Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa.
Valdivino Sousa, que é
pesquisador sobre Modelagem Matemática, explica como acontece essa interação entre
uma situação real; modelagem; modelo e Matemática. Por exemplo, a Matematização
que é o reconhecimento da situação do problema, ou seja, visitar lugares mostrando
para o aluno que a modelagem matemática está na direção de uma experiência
prática.
Modelo matemático: que é a
Interpretação da solução, ou seja, com os dados propostos no problema devemos
buscar uma solução concreta; Formulação do problema: que é criar
hipóteses de que esta formulação seja capaz de modelar, obter uma resolução e
validação.
O Matemático relata que o
ensino de matemática, a dificuldade na aprendizagem está embutida ao rigor de
abstração que esses conteúdos exigem, juntamente o modo que é ensinado. Os
conteúdos são trabalhados nas escolas, de maneira teórica, abrindo uma lacuna
de difícil compreensão e aprendizagem dos alunos fazendo com que não reconheçam
a importância da matemática em nosso dia a dia. “Utilizando a Modelagem
Matemática que é um método de ensino que relaciona a matemática com a prática
do dia a dia, os alunos se despertam pela curiosidade de como tudo acontece e
como tudo está inserido no mundo do cotidiano”. Diz Valdivino Sousa
Sendo a escola de Educação Infantil um
espaço de descobertas e de experiências diversas, a Matemática deve entrar nas
investigações propostas pelo professor. “Fazer matemática neste período é dar
sentido aos questionamentos das crianças de maneira intencional”, afirma
Claudia Codolo, formadora de professores.
Focar nessa área de conhecimento não
significa seguir a lógica adulta de se relacionar com a Matemática, nem
antecipar a aprendizagem do Ensino Fundamental. “Tudo deve ser feito
respeitando a maneira como as crianças aprendem, que é pela brincadeira, pela
observação e pelas perguntas”, diz Ana Flávia Castanho, formadora de
professores da pós-graduação em Didática da Matemática do Instituto Vera Cruz.
Segundo ela, não existe idade mínima
para o planejamento de atividades relacionadas a esses conteúdos. “O docente
pode propor situações de acordo com a faixa etária da turma e ver como ela
reage. O importante é que as experiências deixem de ser ocasionais e passem a
ser intencionais. Só assim podem se tornar mais ricas.”
Onde buscar formação gratuita
Para ter intencionalidade, como as
duas especialistas colocam, é preciso repertório. “Se o professor não tem
formação, ele terá dificuldade para responder às questões das crianças”,
comenta Claudia. Mas, ela mesma lembra, a carga horária relacionada à
Matemática, nos cursos de Pedagogia, é ínfima. Cabe aos docentes, então,
procurar oportunidades para além da universidade.
Foi justamente para colaborar com a
formação dos professores que NOVA ESCOLA criou, em parceria com a Fundação Itaú Social, um curso gratuito de letramento matemático. O objetivo
é ajudar no planejamento e desenvolvimento de atividades que dialoguem com o
conceito de campo de experiência proposto pela Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Mesmo para quem já trabalha com conceitos matemáticos na Educação
Infantil, as videoaulas podem ser uma chance de rever práticas e conhecer novas
propostas sobre o tema.
“É uma possibilidade de imersão no
assunto por muitos pontos de vista diferentes”, conta Ana Flávia, que organizou
o curso. Além da visão de autores de textos de referência e de documentários,
será possível ouvir professores. “O centro do curso é a prática. Quem fizer
poderá observar boas experiências, refletir sobre elas e aprofundar o próprio
olhar com base no que vê”, completa.
Sobre o Autor
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia
COMPARTILHE