Temos
que fazer esforço para aprender Matemática? O Matemático e Professor Valdivino
Sousa, menciona como exemplo o curso elaborado por Katia Smole, formadora de
professores e atual secretária de Educação Básica do MEC.
Ser capaz de resolver problemas
envolvendo as operações básicas com números naturais e racionais, além de
entender os significados dessas operações. Aprender a argumentar, justificando
os procedimentos utilizados e avaliar se os resultados encontrados deram conta
do problema proposto.
“Como a Matemática é uma disciplina
que exige raciocínio lógico e concentração sem fazer esforço o aluno não
consegue compreender o conteúdo ensinado”. Explica o Matemático e Professor Valdivino
Sousa.
Entre outros objetivos de
aprendizagem, é isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para os alunos
do Ensino Fundamental 1, ampliando para os de Fundamental 2 a questão da
representação de tais resoluções por meio de números negativos e irracionais.
Segundo Valdivino Sousa “parecer
desafiador levar a BNCC para a sala de aula. Mas calma! NOVA ESCOLA está com um
portal bastante interessante nessa empreitada e tem desenvolvido uma série de
conteúdos para ajudar o aluno enfrentar as dificuldades”.
Por isso, que a NOVA ESCOLA está
lançando o curso online “Resolução
de problemas em Matemática com esforço produtivo”, elaborado por Katia
Smole, ex-diretora da instituição de pesquisa e formação de professores em
Matemática, o Mathema, e atual secretária da Educação Básica do Ministério da
Educação (MEC).
O objetivo do curso é preparar o
professor para trabalhar a metodologia de esforço produtivo, que incentiva que
a aprendizagem do aluno se dê a partir de suas próprias ações e do seu próprio
esforço para transpor os desafios. Isso acontece quando o professor propõe
desafios que permitam aos estudantes atingir níveis cognitivos cada vez mais
altos de acordo com o tipo de problema que é levado a enfrentar, o que
significa que a escolha dessas situações é um fator fundamental no processo.
Para entender como isso acontece na
prática, além de vídeo-aulas e textos, você o aluno ver no curso propostas de
situações-problema e uma atividade que leva em conta o esforço produtivo sendo
desenvolvida em uma escola pública de São Paulo. A formação tem duração de 8
horas, conta com certificado emitido por NOVA ESCOLA e está disponível na
assinatura digital da NOVA ESCOLA que custa apenas R$ 5,00 ao mês e dá direito
a todos os cursos disponíveis na plataforma. Ficou interessado? Então assine aqui.
A metodologia de esforço produtivo é a
mesma utilizada na elaboração dos 1.500 planos
de aula de Matemática que foram lançados neste ano por NOVA ESCOLA. Os
planos se relacionam com cada uma das habilidades trazidas pela Base e são o
primeiro passo para apoiar o professor na implementação deste referencial.
E se você ainda tem dúvidas sobre as
mudanças que o documento propõe, o que a BNCC traz de diferente em relação aos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e qual organização e estrutura ela
propõe para o ensino da Matemática, não deixe de conferir o Guia da Base da
Matemática que explica tudo isso.
Aproveite
e conheça os outros cursos oferecidos por NOVA ESCOLA
- Base
Nacional Comum Curricular. Competências Gerais na BNCC (gratuito)
- Educação
Infantil. Como fazer uma avaliação de qualidade
- Língua
Portuguesa. Oralidade: estratégias para a sala de aula
- Inclusão.
Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula
- Matemática.
Geografia e Matemática: Um projeto interdisciplinar sobre Cartografia
- Tecnologia.
Como criar e usar vídeos na Educação
- Ciências.
A experimentação nas aulas de Ciências
- Escola
e família. Três ações para uma boa relação entre escola e família
- Competências.
Ética na escola: como discutir dilemas morais com os alunos
- Matemática.
Como construir recursos digitais para a aula de Matemática
- Língua
Portuguesa: O
texto literário no Ensino Fundamental 2
Fonte: Folha Online
Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e TOP 10 News, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia