O Professor, Matemático, Pedagogo e
Escritor Valdivino Sousa concedeu entrevista para o Jornal Absoluto
Online, na qual fala sobre o método que criou para ensinar
Matemática. Método XYZ tem como objetivo proporcionar uma visão de aprendizagem
de equação de 1º grau e expressões algébricas com o uso de objetos
ilustrativos. Essa nova metodologia consiste determinar uma forma de educação
Matemática diferente da que existe. Leia a seguir a entrevista na íntegra:
Jornal
Absoluto – Desde que
criou o método XYZ o senhor faz grande sucesso nas redes sociais ensinando
Matemática, de onde inspirou a ideia de criar o método XYZ?
Valdivino
Sousa – A ideia de
criar o método foi com o objetivo de buscar uma metodologia diferente de
ensinar e aprender equação de 1º
grau com o uso de objetos ilustrativos. Observei que o ensino de equação e
algébrica é muito tradicional, se o professor não tiver uma boa didática o
aluno acha difícil e desmotiva o aprendizado perde o interesse pela disciplina.
Graças a Deus, o método XYZ tem sido bastante aceito pelos alunos e escolas.
Jornal
Absoluto – Qual a diferença de aprender equação no modo
tradicional, com o método XYZ?
Valdivino
Sousa – Bem, a
diferença está na metodologia e forma de ensinar, no método tradicional o professor repete
fórmulas, e passa para o aluno que a matemática é difícil. Já no método XYZ o
aluno enxerga uma aprendizagem por outro ângulo, ou seja, um jeito diferente de
aprender equação, pois faz associação com os objetos ilustrativos com as letras
algébricas.
Jornal
Absoluto – O senhor
desde adolescente já se interessava pela Matemática, ou só foi gostar depois de
formado na área?
Valdivino
Sousa – Desde
adolescente já sentia o gosto e interesse pela Matemática, tive uma professora
durante o ensino fundamental que me fez mais despertar a vocação pelos números,
a Matemática é a ciência mãe de todas as demais ciências.
Jornal
Absoluto – O programa educação matemática transmitido
pela Rádio Web Educativa tem mostrado e divulgado a importância da Matemática
em nossa vida, como nasceu o projeto o programa?
Valdivino
Sousa – Eu sempre
quis divulgar a Matemática, e através do programa “educação matemática” é um
dos meios de mostrar para pais, professores e alunos o quanto essa ciência é
importante em nossas vidas, costumo dizer que a todo o momento estamos utilizamos
a matemática e não percebemos.
Jornal
Absoluto – Como a
Matemática está em tudo? Poderia nos explicar de forma didática?
Valdivino
Sousa – Sim, a “matemática
está em tudo” foi o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu
nos dias 23 a 29 de outubro do ano passado de 2017 em todo Brasil. O tema foi
bem encaixado, pois a matemática está em tudo basta nos querer descobrir como
ela está presente. Desde uma receita de bolo, ou numa compra em um supermercado
estamos utilizando a Matemática.
Jornal
Absoluto – O método XYZ de sua autoria foi tema da Palestra na SNCT - Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu nos dias 23 a 29 de outubro do ano
passado de 2017, como se sentiu sendo convidado pelo MEC para palestrar sobre seu
método de ensino?
Valdivino
Sousa – Quando recebi
o convite confesso que fiquei feliz e surpreso, percebi que o projeto de ensino
de Matemática que criei é importante, ou seja, é uma engenharia didática
ligando o método xyz, um jeito diferente de aprender equação de primeiro grau
com o uso de obetos ilustrativos.
Jornal
Absoluto – A
engenharia didática é um tema de suas pesquisas no ensino de Matemática, o
senhor percebe que falta uma engenharia didática, ou seja, uma mudança no jeito
de ensinar para quebrar o preconceito que existe em relação a Matemática nas
escolas?
Valdivino
Sousa – A engenharia
didática é um dos temas de minhas pesquisas na área de Matemática, A noção de
Engenharia Didática emergiu na franca no início dos anos 80. Entre os
estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle
Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento, e pelo
método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.
Jornal
Absoluto – Como acontece
o ensino em sala de aula utilizado a engenharia didática em Matemática?
Valdivino
Sousa – A Engenharia
Didática é vista como uma metodologia de pesquisa, e caracteriza-se, em
primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas” em sala de
aula, ou seja, na concepção, realização, observação, análise e validação de
sessões de ensino.
Com aplicação da Engenharia Didática
em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática. Por
exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias
coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc.
Jornal
Absoluto – Qual a
relação entre o Método XYZ com a engenharia didática?
Valdivino
Sousa – O Método X Y
Z foi tema de palestra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT ligando
a Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender
Matemática. A relação entre os dois é que ambos facilitam a aprendizagem, posso
dizer que o método XYZ utiliza a engenharia didática com o uso de objetos
ilustrativos para mostrar uma forma diferente de aprender equação e expressão
algébrica.
Jornal
Absoluto – Qual o
objetivo e importância do Método XYZ?
Valdivino
Sousa – Eu utilizei a
Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de
aprender matemática ligando o Método X Y Z. O objetivo é proporcionar uma visão de
aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da
Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.
Jornal
Absoluto – Como o
senhor o ensino de Matemática nas escolas?
Valdivino
Sousa – Em um de meus
artigos cujo o tema é: Matemática é ensinada de forma errada e equivocada nas
escolas disponível em: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/5706/matematica-e-ensinada-de-forma-errada-e-equivocada-nas-escolas explico que nas escolas a matemática é
ensinada de forma errada e equivocada, falta uma didática pedagógica em
relação o professor de Matemática. Não adianta o professor apenas passar a
matéria e não explicar. Por exemplo: toda letra na frente de um número
está multiplicando e que a soma é inversa da subtração e a multiplicação é
inversa da divisão. Se 2x + 4 – 2 =8 e quero resolver a incógnita X basta
inverter os membros aplicando as operações matemáticas. Então fica da seguinte
forma: 2x = 8 – 4 +2 = 6/2 logo o valor de X = 3, para provar
temos: 2.3 + 4 – 2 = 8 “, Porém, os professores não utiliza essa didática para
explicar. As escolas ainda se mantém um ensino tradicional, não usa métodos
moderno da Engenharia didática em Matemática, modelagem matemática, modelos
matemáticos e suas aplicações na vida real.
Para saber sobre o método xyz
acesse: http://www.matematicosousa.com.br/2018/06/metodo-xyz-um-jeito-diferente-de.htmlFonte Jornal Absoluto
Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática News, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e TOP 10 News, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia