O Matemático e Professor Valdivino Sousa,
fala da importância da Olimpíada Brasileira de Matemática, a 14ª
Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas até 2 de
abril. Segundo ele foi através da Olimpíada Brasileira de Matemática,
que o Brasil descobriu Matemáticos de talentos como Artur Ávila Cordeiro de Melo, em 2014 recebeu a Medalha Fields, um prêmio equivalente ao “Nobel” de matemática, ele começou sua carreira com as olimpíadas
de matemática desde da época de escola. Ávila foi o primeiro
pesquisador brasileiro da América Latina a receber a medalha. Ela é dada
pela União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro pesquisadores do
mundo, o prêmio foi anunciado em um congresso de matemáticos na Coreia
do Sul.
“No Brasil não tem outro programa, ou
evento que incentive aos jovens a motivar estudar Matemática senão a
Olimpíada Brasileira de Matemática foi uma boa iniciativa do IMPA em
2005 quando teve a primeira Olimpíada, mesmo aqueles que não vão bem às
provas de certa forma são um grande incentivo” Explica Valdivino Sousa.
Escolas públicas e privadas já podem se inscrever para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (
Obmep).
As inscrições para a edição 2018 começou no dia 21 de Março e vai até 2
de abril. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelas escolas
pela internet.
A primeira fase da olimpíada será
realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Os vencedores
devem ser anunciados em 21 de novembro, segundo o calendário divulgado
pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a
competição de matemática.
Podem participar escolas com turmas de ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) ou de ensino médio. As provas serão aplicadas nos dias 5 de
junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores
também já tem data: 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata
ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com
apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é
promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e
Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e integra as
atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.
Minas Gerais no topo
Em 2017, os estudantes mineiros colocaram
o estado no lugar mais alto do pódio da Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Púbicas (Obmep) 2017. Minas Gerais foi o estado
com o maior número de medalhas na competição, entre as escolas públicas.
Foi a 11ª vez consecutiva que Minas Gerais ficou em primeiro lugar em
número de alunos medalhistas. Ao todo, foram 1.448 medalhas, sendo 119
de ouro, 381 de prata e 948 de bronze. O segundo estado com mais
premiações é São Paulo, com 94 de ouro, 274 de prata, 914 de bronze.
A Olimpíada é uma realização do Instituto
Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como
objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estimulo do
ensino da matemática através de competições, identificando jovens
talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes
públicas e privadas. As provas serão realizadas em duas fases, a
primeira será dia 05 de junho na própria unidade escolar.
Sendo a competição dividida em três
níveis (nível 1 – para estudantes do 6º e do 7º anos; nível 2 – para
estudantes do 8º e do 9º anos e nível 3 – estudantes do ensino médio) e
será realizada em duas fases. E os estudantes com melhor desempenho
serão classificados para a segunda, que acontecerá no dia 15 de
setembro.
Em 2017, 100% das escolas da rede
municipal de ensino aderiram à Obmep e a participação das unidades
escolares em competições de nível nacional vem aumentando
significativamente a cada ano. O que reforça e incentiva o trabalho
conjunto dos profissionais que atuam na educação municipal visando à
qualidade do ensino ofertado.
Para as escolas que ainda não realizaram a inscrição e querem saber mais sobre como é realizada a Obmep, basta acessar o
regulamento que consta todas as informações.
Fonte:
https://japubliquei.wordpress.com/2018/03/26/matematico-e-professor-fala-da-importancia-da-olimpiada-brasileira-de-matematica/
Sobre o Autor
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia
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