alt text

Estudo Matemático mostrou que Brasil tinha 83% de chance de vencer o México, e é favorito ao hexa da copa.  No duelo entre Brasil e México, nessa segunda-feira 02 de Julho de 2018, pelas oitavas de final da Copa a seleção de Tite estava em vantagem. Segundo um estudo Matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a seleção brasileira tinha 83,3% de chance de vencer a partida e chegar às quartas de final. De acordo com o estudo, a vitória da seleção brasileira sobre o México deveria ser de um ou dois a zero.

 

Games ajudam na aprendizagem de Matemática, uma pesquisa revela que games podem ajudar no ensino da Matemática, ou seja, jogos digitais levam os alunos à prática e os motivam a aprender a disciplina.
A ciência exata desafia a ciência humana, quando a psicologia e psiquiatria aponta que jogos de games atrapalham no desenvolvimento humano, quando diz que: o vício em videogames por crianças e jovens é um assunto recorrente na sociedade, sendo inclusive considerado pela organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos problemas de saúde mental. 

 

A contribuição da Matemática nos jogos da Copa de 2018, você sabia que a Matemática está sendo de grande importância na copa de 2018, um exemplo prático é a probabilidade de risco de eliminação do Brasil. Mesmo após a vitória sobre a Costa Rica nesta sexta-feira dia 22 de Junho, o Brasil terminou a segunda rodada da Copa do Mundo 2018 na liderança do grupo E, com os mesmos quatro pontos da Suíça, mas à frente dos europeus por causa do saldo de gols. A Sérvia, com três pontos ainda está viva, enquanto a Costa Rica já está eliminada.




 Método matemático calcula resultado quem ganhará a Copa de 2018. Um grupo de cientistas alemães e belgas elaborou uma combinação de cálculos automáticos e estatísticas convencionais para dar seu veredito e identificar o vencedor.

O método utilizado nesse estudo pelos pesquisadores é conhecido com a abordagem de "random forest"  (técnica computacionalmente eficiente que pode operar rapidamente sobre grandes bases de dados), e consiste em prever eventos futuros usando "uma árvore de decisões", onde cada resultado se calcula como uma "ramificação", na base do conjunto de dados utilizados para alimentar o sistema.


alt text

 Modelo matemático analisa probabilidades de resultados da copa de 2018. Em um estudo de probabilidade Matemática chegou-se a conclusão que no jogo de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, a Rússia venceria por 4 ou a 5 a zero em cima da Arábia Saudita.
  • Rússia: 70%
  • Empate: 15%
  • Arábia Saudita: 15%
 Já um outro estudo feito pela FGV o jogo de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, os três matemáticos apostaram que a Rússia venceria por 2 a 1. A previsão deles era a seguinte:
  • Rússia: 62%
  • Empate: 21%
  • Arábia Saudita: 17%




Método criado pelo Professor e Matemático Valdivino Sousa, o objetivo do método é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

O Método XYZ é uma nova metodologia que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Nela colocamos a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Esse novo método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender e entender, ou resolver um problema matemático de várias maneiras. Por isso é vista como uma metodologia de pesquisa científica e se compõe de diferentes formas de ensinar Matemática.

 Criança que resiste à matemática pode sofrer de discalculia, muitos pais e professores não sabem, mas crianças com dificuldades para continhas simples do tipo 4+3 ou 4x3, ou ter um olhar de espanto e desinteresse ao ver fórmulas ou contas que exigem poucos segundos de raciocínio, podem sofrer de discalculia.  
Se um dos problemas acima faz parte da vida de seu filho e não condiz com a idade escolar dele, fique atento. O pequeno pode ser uma criança que resiste à matemática e sofre de descalculia, um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números e, óbvio, o desempenho em sala de aula.

Como incentivar as crianças tomarem gosto pela matemática? Uma pergunta que é feita para especialistas na área de educação, é como fazer as crianças tomarem gosto pela matemática? Depois de tantos incentivos e divulgação da disciplina não só as crianças, mais também os adultos começaram a gostar, ou ver a Matemática de uma forma diferente. Para falar sobre o assunto conversamos com o Pedagogo, Psicopedagogo, Matemático e Escritor Valdivino Sousa, que é criador do método XYZ que facilita na aprendizagem equação e expressão algébrica com o uso de objetos ilustrativos, e editor do blog “tudo é Matemática”


Matemático inova o ensino de Matemática com a resolução de problemas, estamos falando de Valdivino Sousa que é Matemático, Pedagogo, Professor e Escritor e criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica e autor do projeto Aprenda Matemática Brincando.
A nova metodologia que ajuda a construir a confiança nos alunos ao fazer com que possam tentar errar, experimentar e acertar. Novos planos de aula de Matemática vêm sentindo avanços com a resolução de problemas em sala de aula, por que a maior dificuldade dos alunos era resolver problemas de lógica, ler as questões com foco, mas essa nova didática e com passo a passo as atividades de aplicação de problemas e resolução começou a dar certo.

 
 Quem nunca já ouviu a frase: eu não nasci para a Matemática, ou do tipo essa matéria não entra na minha cabeça. Ou ainda escutamos dizerem que tem que ser gênio para entender matemática! Vamos e venhamos:  essa disciplina é carregada de dificuldades e não é todo mundo que tem talento para cálculos, certo? ERRADO! Se você é do tipo que acredita que a aprendizagem da matemática é para poucos gênios, de que não é coisa de mulher e que é preciso ter um raciocínio rápido para sair-se bem, está na hora de mudar seus conceitos.
 
O Matemático e Professor Valdivino Sousa adotou um Método que ajuda as crianças aprenderem tabuada de forma simples e fácil de entender.
Na fase de alfabetização para muitas crianças é motivo de dor de cabeça aprender tabuada, muitos me perguntam se existe um meio mais simples de aprender tabuada, pois se não saber a tabuada das quatro operações impossibilita resolver os exercícios de matemática.Você sabia que a tabuada que aprendemos nos primeiros anos do ensino fundamental se aplica para toda a vida. 



Saber interpretar o enunciado de uma questão de Matemática é de suma importância. Você sabia que o português está diretamente ligado à resolução de problemas matemáticos? Exatamente! Se você não souber interpretar o enunciado de uma questão, fica difícil converter as informações do problema para linguagem matemática.



 Aprendizagem de Matemática na resolução de Problemas.  Você sabia que o português está diretamente ligado à resolução de problemas matemáticos? Exatamente! Se você não souber interpretar o enunciado de uma questão, fica difícil converter as informações do problema para linguagem matemática.
 
Foto: Divulgação
 Valdivino Alves de Sousa é um Matemático brasileiro nascido no Estado da (Bahia em 24 de Dezembro de 1973). Fez seus estudos iniciais em sua cidade natal e depois cursou o ensino Médio técnico (antigo 2º grau) no Colégio Washington na Cidade de São Paulo -SP. Desde que iniciou a estudar o que lhe chamava atenção em sua vida, era à área de Exatas, entre idas e vindas, cursou 04 (quatro) faculdades: Ciências Contábeis, Direito, Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Matemática.

Desde adolescente já identificava com os números tendo um raciocínio lógico surpreendente na resolução de problemas Matemáticos. Com muita satisfação e realização de seu sonho concluiu a graduação em Matemática. Em seguida cursou pós Graduação em Psicopedagogia, e Pós graduação em Educação Matemática Comparada.

Trabalha com Engenharia Didática em Matemática, tem três artigos científicos premiados e Criou o método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos.
O método que criou ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x podem ser duas maçãs, ou duas laranjas e as figuras ilustram o problema matemático de uma forma agradável e desperta o interesse do aluno querer entender e resolver.
 
O Método XYZ é uma nova metodologia que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Nela ele mostra a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Seu método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender e resolver um problema matemático de várias maneiras.

O método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender uma expressão algébrica. Em sua análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podem ser substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática.

Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade.


Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.

Site oficial de Valdivino Sousa
Twitter oficial de Valdivino Sousa
Facebook de Valdivino Sousa
Instagram de Valdivino Sousa


Fonte:  Wikipédia






Prof. Ms Valdivno Sousa

 Valdivino Sousa - Valdivino Alves de Sousa 



Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação, possui mais de 20 anos de experiência, e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Site: www.alvescontabilidade.com.br