Temos que fazer esforço para aprender Matemática?




Temos que fazer esforço para aprender Matemática? O Matemático e Professor Valdivino Sousa, menciona como exemplo  o curso elaborado por Katia Smole, formadora de professores e atual secretária de Educação Básica do MEC.

Ser capaz de resolver problemas envolvendo as operações básicas com números naturais e racionais, além de entender os significados dessas operações. Aprender a argumentar, justificando os procedimentos utilizados e avaliar se os resultados encontrados deram conta do problema proposto.

“Como a Matemática é uma disciplina que exige raciocínio lógico e concentração sem fazer esforço o aluno não consegue compreender o conteúdo ensinado”. Explica o Matemático e Professor Valdivino Sousa.

 Entre outros objetivos de aprendizagem, é isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para os alunos do Ensino Fundamental 1, ampliando para os de Fundamental 2 a questão da representação de tais resoluções por meio de números negativos e irracionais.

Segundo Valdivino Sousa “parecer desafiador levar a BNCC para a sala de aula. Mas calma! NOVA ESCOLA está com um portal bastante interessante nessa empreitada e tem desenvolvido uma série de conteúdos para ajudar o aluno enfrentar as dificuldades”.

Por isso, que a NOVA ESCOLA está lançando o curso online “Resolução de problemas em Matemática com esforço produtivo”, elaborado por Katia Smole, ex-diretora da instituição de pesquisa e formação de professores em Matemática, o Mathema, e atual secretária da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do curso é preparar o professor para trabalhar a metodologia de esforço produtivo, que incentiva que a aprendizagem do aluno se dê a partir de suas próprias ações e do seu próprio esforço para transpor os desafios. Isso acontece quando o professor propõe desafios que permitam aos estudantes atingir níveis cognitivos cada vez mais altos de acordo com o tipo de problema que é levado a enfrentar, o que significa que a escolha dessas situações é um fator fundamental no processo.

Para entender como isso acontece na prática, além de vídeo-aulas e textos, você o aluno ver no curso propostas de situações-problema e uma atividade que leva em conta o esforço produtivo sendo desenvolvida em uma escola pública de São Paulo. A formação tem duração de 8 horas, conta com certificado emitido por NOVA ESCOLA e está disponível na assinatura digital da NOVA ESCOLA que custa apenas R$ 5,00 ao mês e dá direito a todos os cursos disponíveis na plataforma. Ficou interessado? Então assine aqui.

A metodologia de esforço produtivo é a mesma utilizada na elaboração dos 1.500 planos de aula de Matemática que foram lançados neste ano por NOVA ESCOLA. Os planos se relacionam com cada uma das habilidades trazidas pela Base e são o primeiro passo para apoiar o professor na implementação deste referencial.

E se você ainda tem dúvidas sobre as mudanças que o documento propõe, o que a BNCC traz de diferente em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e qual organização e estrutura ela propõe para o ensino da Matemática, não deixe de conferir o Guia da Base da Matemática que explica tudo isso. 


Aproveite e conheça os outros cursos oferecidos por NOVA ESCOLA

- Base Nacional Comum Curricular. Competências Gerais na BNCC (gratuito)
- Educação Infantil. Como fazer uma avaliação de qualidade
- Língua Portuguesa. Oralidade: estratégias para a sala de aula
- Inclusão. Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula
- Matemática. Geografia e Matemática: Um projeto interdisciplinar sobre Cartografia
- Tecnologia. Como criar e usar vídeos na Educação
- Ciências. A experimentação nas aulas de Ciências
- Escola e família. Três ações para uma boa relação entre escola e família
- Competências. Ética na escola: como discutir dilemas morais com os alunos
- Matemática. Como construir recursos digitais para a aula de Matemática
- Língua Portuguesa: O texto literário no Ensino Fundamental 2 
 


 





Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com ..SAIBA MAIS

Sobre o Blog

O Blog pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano. O objetivo é mostrar para as pessoas, a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós, independente da situação ou momento ela está sempre presente em tudo. SAIBA MAIS

Posts Recentes

Curta nossa Fanpage

Informe seu e-mail e receba novas publicações


Matemática, Estatística e Contabilidade

Clique na imagem e acesse

Segue me no Twiter

Postagens mais Lidas

Chat ao Vivo

Segue me no Instagran

Previsão do Tempo

Arquivo do blog