Bem-Vindo ao site do Matemático Valdivino Sousa

test

Método motiva alunos a estudar Matemática


 
alt text

Método motiva alunos a estudar Matemática, o Método x y z criado pelo Matemático e professor Valdivino Sousa, tem como objetivo proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática com o uso de objetos ilustrativos.

O método de ensino facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, o Matemático e Professor Valdivino Sousa faz sucesso nas redes sociais, ele postam problemas Matemáticos usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y utiliza-se um objeto. O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar, com uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática por outro modo”, Explica  o Matemático Valdivino Sousa.   

Seu projeto denominado XYZ é um método de pesquisa e abordagem com base na Engenharia Didática em Educação Matemática, um jeito diferente de aprender Matemática.
 
Um exemplo de aprendizagem de Matemática através de projetos são os do 9º ano da E.E. "Dr. Clybas Pinto Ferraz” na Cidade de Assis, interior de São Paulo, o projeto tem como intuito incentivar os alunos ao estudo de Matemática, pois, a escola oferece o projeto Ranking da Matemática, idealizado pelo professor Anaximandro Alevato.
 
De acordo com o professor, o objetivo é o de fortalecer o aprendizado da disciplina e, para isso, foram criadas metas, que incluem muito estudo e horas de concentração na realização das tarefas de casa.
 
"O projeto resulta em alunos motivados e bastante entusiasmados. A Matemática é uma ciência que está presente em todos os segmentos da vida, e em todas as tarefas executadas no nosso dia a dia. Encontrada em todas as áreas de estudo, é considerada como uma das principais disciplinas do currículo escolar. Porém, a Matemática é aceita com insatisfação pela comunidade escolar, pois exige dos estudantes um grau de memorização e uma ampla linha de raciocínio, esta dificuldade encontrada os fazem distanciar-se de sua prática no cotidiano”. Explica o professor.
 
Segundo ele, a disciplina visa contribuir com a Educação em sentido amplo, como fator essencial para alcançar comportamento ético dos alunos.

"A aula de Matemática estimula a formação ética dos alunos, pois estes são direcionados a desenvolver suas atitudes atribuindo confiança ao construírem seus conhecimentos em sala de aula, através de sua participação ativa, bem como respeitar as opiniões dos demais colegas”, acrescentou.
No projeto, os alunos precisam realizar todas as tarefas de casa e ajudar os colegas com dificuldades.
 

 

 

 

Sobre o Autor

Prof. Ms Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Nenhum comentário