A Contribuição da Matemática nas pesquisas eleitorais


 

A Contribuição da Matemática nas pesquisas eleitorais, sabemos que faltam 20 dias para o país escolher a civilização. Tempo suficiente para uma boa reflexão, embora o clima político à nossa volta não ajude muito.

 Como Matemática contribui nas eleições?

A Matemática contribui nas eleições por meio das pesquisas através de probabilidades. Matematicamente podemos obter uma margem de probabilidade mais próxima de qual candidato irá para o segundo turno, e qual candidato pode ganhar as eleições no segundo turno. (Por exemplo, o Datafolha divulgou a terceira pesquisa de intenção de votos para presidente nesta sexta-feira 14/09 A pesquisa ouviu 2.820 eleitores entre quinta 13/09 e sexta-feira 14) /09.  O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
Os resultados foram os seguintes:
  • Jair Bolsonaro atingiu 26% das intenções de voto, uma variação positiva de dois pontos;
  • Haddad cresceu de 9% para 13%, o mesmo percentual de Ciro, que se manteve nos 13% do levantamento anterior;
  • Alckmin, que oscilou de 10% para 9%, está no limite do empate técnico com Haddad e Ciro;
  • Marina, que foi de 11% para 8%, tem agora metade das intenções de voto que tinha após registro das candidaturas, em agosto (16%).

Rejeição
O Instituto também perguntou: "Em quais desses candidatos... você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente deste ano?"
Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
Vamos aos números:
  • Bolsonaro: 44%
  • Marina: 30%
  • Haddad: 26%
  • Alckmin: 25%
  • Ciro: 21%
  • Vera: 19%
  • Cabo Daciolo: 18%
  • Eymael: 17%
  • Boulos: 17%
  • Meirelles: 17%
  • Alvaro Dias: 16%
  • João Goulart Filho: 14%
  • Amoêdo: 15%
  • Rejeita todos/não votaria em nenhum: 4%
  • Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%
  • Não sabe: 5%

Conforme cada candidato vai se comportando as probabilidades vão mudando, e o índice de pesquisa também. Por exemplo, o candidato Fernando Haddad, matematicamente falando as probabilidades estatísticas aponta que Haddad pode crescer gradativamente ir para o segundo turno e ganhar as eleições, na próxima pesquisa já podemos ver outro resultado.  

À medida que as eleições se aproximam, cada partido usa sua criatividade para mudar a opinião do eleitor. As críticas e afrontamentos entrem eles aumentam. “Até o professor Wanderley Guilherme dos Santos abriu fogo contra o PT, Lula e Haddad na mesma proporção que tenta fuzilar Bolsonaro, num tipo de paralelismo comparativo – mesmo considerando os extremos em que tais personagens se encontram política e ideologicamente – que assusta a muitos de nós, pois não escapa nas entrelinhas de artigo recente do professor a virulência irônica já próxima ao ódio e à revolta com que tenta criticar os dois principais candidatos à eleição”. Disse Izaías Almada do Jornal GGN.

Segundo ele o Brasil não perde por esperar mais 20 dias pelo menos. Boa parte dos eleitores já percebeu o que vem acontecendo na república federativa dos golpistas frustrados e seus ardorosos defensores na Imprensa, no Legislativo, no Judiciário e alguns bolsões militares.
“Contudo, se o leitor olhar com atenção as fotos que estampam a dupla Haddad e Manuela, vai imediatamente identificar e reconhecer um sopro novo na política brasileira: a juventude e a vontade de retomar o país para os brasileiros, pois ainda há tempo”. Diz Izaías Almada

Falam os dois jovens de um programa de recuperação do Brasil apontando as diretrizes para isso, sem agredir aos seus adversários.
O trabalho de Haddad no Ministério da Educação de Lula e na prefeitura de São Paulo o qualifica como um dos mais fortes candidatos à presidência.
Manuela D’Ávila, num de seus discursos já após sua indicação para a vice-presidência, lembrou o programa de cortes nos gastos da educação e da saúde, previstos para os próximos 20 anos pelos “jenios” (com j mesmo) Temer/Meirelles. Sem falar, acrescento eu, na zona de meretrício com que os golpistas transformaram o Brasil.

“A matemática e a natureza têm muito em comum, não? É impossível uma viver sem a outra. A natureza do ser humano, a natureza como o conjunto de tudo o que é físico e forma viva no Universo, a natureza dos animais, das plantas, dos seres inanimados. Em tudo isso nós encontramos também os princípios da matemática. A lógica do ciclo da vida através da abstração e dos cálculos”. Diz Izaías Almada do Jornal GGN.

20 anos de progresso, de recuperação da nossa riqueza, 20 anos de alegria para confrontar os 20 anos de desgraças com que nos acenaram e ainda acenam os golpistas. O número 20 transforma-se, aqui, no número da vez. Em bom presságio. Em número cabalístico.
Faltam somente 20 dias.

Curiosamente 20 é a soma de 07 + 13. E daí, perguntará o leitor. O que uma coisa tem a ver com outra? Para muitos talvez uma simples coincidência... Talvez, talvez... Mas em dúvidas, mesmo para aqueles mais pessimistas ou descrentes, não tenhamos medo das ameaças que nos cercam. 



    
 

             

Um jeito diferente de ensinar e aprender.

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post