Bem-Vindo ao site do Matemático Valdivino Sousa

test

Quem são os quatros Matemáticos que ganharam a Medalha Fields no congresso de Matemática no Rio

 
Quem são os quatros Matemáticos que ganharam a Medalha Fields no congresso de Matemática no Rio. As pessoas ouviram dizer que os vencedores foram o alemão Peter Scholze, o indiano Akshay Venkatesh, o italiano Alessio Figalli e o iraniano Caucher Birkar. Mas quem são eles?

O Matemático Valdivino Sousa conta para você quem são os quatro talentos, ou, melhor dizendo os quatros gênios da Matemática da atualidade!.
O Impa estava na torcida pelo brasileiro Fernando Codá Marques, mas não deu, ou não foi dessa vez. Ele é um matemático de 38 anos, da Universidade de Princeton, nos EUA, estava cotado para ser um dos ganhadores deste ano da Medalha Fields, o mais importante prêmio internacional da matemática, anunciado na manhã desta quarta-feira, primeiro de Agosto, no Riocentro, na capital fluminense, durante abertura do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM na sigla em inglês). Os vencedores foram o alemão Peter Scholze, o indiano Akshay Venkatesh, o italiano Alessio Figalli e o iraniano Caucher Birkar. Vamos agora conhecer a história de cada um deles.

Os vencedores
Filhos de pais que não tiveram educação formal, Birkar acabou se formando na Universidade de Teerã e aos 40, recebendo uma das medalhas mais prestigiosas de matemática (Foto: AFP/via BBC News Brasil)
Filhos de pais que não tiveram educação formal, Birkar acabou se formando na Universidade de Teerã e aos 40, recebendo uma das medalhas mais prestigiosas de matemática (Foto: AFP/via BBC News Brasil)
 Nascido em 1978, na província curda de Marivan, no Irã, Birkar é um especialista em geometria algébrica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Após o bacharelado em matemática na Universidade de Teerã, o pesquisador se mudou para o Reino Unido, onde se tornou cidadão britânico. Em 2004, concluiu o PhD na Universidade de Nottingham, com a tese "Tópicos da geometria algébrica moderna". Caucher Birkar é um matemático curdo e cidadão britânico. 
Caucher Birkar nasceu no Irã e hoje trabalha na Universidade de Cambridge (Foto: Uni Cambridge/Via BBC News Brasil)
 É professor da Universidade de Cambridge. Birkar é um dos principais contribuidores para a moderna geometria birracional. Recebeu o Prêmio Leverhulme de 2010 em matemática e estatística por suas contribuições à geometria algébrica, atualmente recebeu a Medalha Fields de 2018.

O italiano Figalli, nascido em 1984, em Nápoles, é pesquisador da Escola Técnica Federal de Zurique, na Suíça. Ele descobriu a matemática tardiamente. Até o ensino médio seu maior interesse era o futebol. O treinamento para a Olimpíada Internacional de Matemática o despertou para o tema e, ao ingressar na Scuola Normale Superiore di Pisa, escolheu a matéria. Em 2007, ele concluiu o doutorado na Ecole Nornal Supérieure, de Lyon, na França. Figalli é especialista em equações diferenciais parciais e cálculos de variações, uma área clássica da matemática que remonta a leis fundamentais da física.
Resultado de imagem para Alessio Figalli
 Alessio Figalli é um matemático italiano. Seu campo principal de trabalho é cálculo de variações e equações diferenciais parciais. Em 2012 foi laureado com o Prêmio EMS. Foi palestrante convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Seul.
Nascimento: 2 de abril de 1984 (idade 34 anos), Roma, Itália
Orientadores acadêmicos: Cédric Villani, Luigi Ambrosio.


Com apenas 30 anos, o alemão Peter Scholze nasceu na cidade de Dresden é considerado hoje pela comunidade científica um dos matemáticos mais influentes do mundo. Ele é pesquisador da Universidade de Bonn, onde se tornou professor titular com apenas 24 anos.
Scholze concluiu a graduação e o mestrado em tempo recorde, apenas cinco semestres, e começou a ganhar notoriedade aos 22 anos, depois de simplificar uma complexa prova matemática da teoria dos números de 288 páginas para apenas 37. Ele é especialista em geometria algébrica aritmética.
German mathematician and Professor Peter Scholze
Peter Scholze é um matemático alemão. É professor da Universidade de Bonn. Foi palestrante convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Seul e para 2018 está convidado como palestrante .
Nascimento: 11 de dezembro de 1987 (idade 30 anos), Dresden, Alemanha

Nascido em Nova Déli, na Índia, em 1981, e criado na Austrália, Akshay Venkatesh já era medalhista da Olimpíada Internacional de Matemática aos 12 anos. Aos 13 anos, ele ingressou no bacharelado em Matemática e Física na Universidade de Western Austrália. Aos 20 anos, terminou o PhD na Universidade de Princeton e logo se tornou professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Desde os 27, Venkatesch é professor da Universidade de Stanford, nos EUA. Ele é especialista em teoria dos números.

Akshay Venkatesh é um matemático indiano-australiano, que trabalha com teoria dos números, teoria ergódica e formas automorfas. 


Nascimento: 21 de novembro de 1981 (idade 36 anos), Nova Deli, Índia

 
Curiosidade sobre Birkar

Quando estava na quinta série, Birkar começou a notar que gostava de matemática: "Eu sentia algo. Nada sério, era só uma sensação de que eu era bom em matemática", disse.
Segundo ele, foi seu irmão quem lhe apresentou para técnicas mais avançadas de matemática.

À Quanta, ele disse que, já mais velho, admirava os ganhadores da medalha Fields - fotos deles cobriam as paredes do clube de matemática onde Birkar treinava, depois de ter mudado para Teerã.

"Olhava para elas e me perguntava: 'Será que um dia vou conhecer essas pessoas?' Naquela época, no Irã, não sabia que ir para o Ocidente seria possível", afirmou.
Depois de concluir a graduação da Universidade de Teerã, em 2000, viajou para o Reino Unido e pediu asilo político ali por causa de sua identidade curda, minoria étnica que sofreu repressão no Irã. Concluiu seu doutorado na Universidade de Nottingham em 2004, com a tese Topics in modern algebraic geometry (Tópicos na geometria algébrica moderna, em tradução livre).

Seu orientador de doutorado, Ivan Fesenko, contou aoGuardian que, quando ele chegou para estudar com ele, Birkar falava pouco inglês. O governo britânico ainda estava processando seu pedido de asilo.
"Eu tive uma ideia: 'Vou lhe dar um problema para resolver, e esse será o tema de seu doutorado", disse Fesenko. "Um doutorado normalmente dura três ou quatro anos. Passei um problema a ele e ele o resolveu em três meses", disse Fesenko.
Birkar estabeleceu uma reputação na academia com seu trabalho sobre geometria birracional.

Em publicações de 2016, ele demonstrou como um número infinito de funções polinomiais podem ser definidas por um número finito de características.

Hoje, Birkar vive em Cambourne, no Reino Unido, uma comunidade a 15 km de Cambridge, na Inglaterra. É professor da Universidade de Cambridge, uma das mais prestigiosas do mundo. Em um dia típico, trabalha em seu escritório - há dias em que escreve apenas uma página -, levanta e caminha para refletir, faz chá e escuta música clássica ou contemporânea curda, segundo a Quanta. Gosta de andar de bicicleta pelo bairro. É descrito por colegas como focado e tímido.

A medalha que ganhou e lhe foi roubada, a Fields, é entregue a cada quatro anos - em uma cidade diferente - para os matemáticos "mais promissores" com menos de 40 anos.
Cada ganhador recebe cerca de R$ 42 mil.
Minutos depois de ganhar medalha Fields, Birkar teve seu prêmio roubado (Foto: IMU/Via BBC News Brasil)
Minutos depois de ganhar medalha Fields, Birkar teve seu prêmio roubado (Foto: IMU/Via BBC News Brasil)

Roubo da medalha Fields: quem é o refugiado que se tornou referência em matemática e teve prêmio levado








Sobre o Autor

Prof. Ms Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Nenhum comentário