Bem-Vindo ao site do Matemático Valdivino Sousa

test

A Matemática presente no corpo humano

A Matemática presente no corpo humano, a escritora Isabel Minhós Martins apresenta às crianças a matemática presente em todos os lugares, educadores e pesquisadores se unem na divulgação de uma ciência que está em tudo, buscando mostrar as pessoas que vale a pena investir nos estudos em Matemática.O Matemático e escritor Valdivino Sousa, criou o método XYZ que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com o uso de objetos ilustrativos. Assim, como a Isabel Minhós Martins, autora do livro: 'Lá Em Casa Somos... O intuito do livro é apresentar às crianças uma matemática presente em todos os lugares.

Pedrinho tem 1 umbigo, 2 braços, 20 dedos, 18 dentes de leite, 206 ossos e milhões de células. Fernandinha tem 1 boca, 2 joelhos, 20 unhas, 7 metros de intestino e 150.000 fios de cabelos.
Juntos, Pedrinho e Fernandinha possuem 40 dedos, 28 dentes, 14 metros de intestino, 412 ossos e 300.000 fios de cabelos.
Imagens: Reprodução
 Os números e a matemática estão em todos os lugares. Podem ser encontrados até no corpo de qualquer criança, de qualquer adulto. Basta um olhar diferenciado.
É exatamente isso que a escritora portuguesa Isabel Minhós propõe no livro infantil "Lá Em Casa Somos...". Relançado pela editora SESI-SP com ilustrações de Madalena Matoso, a obra apresenta a matemática para crianças como brincadeira divertida.

Em "Lá Em Casa Somos..." a narradora apresenta sua família fazendo uso dos números e da matemática presente no corpo humano: "Lá em casa somos 6 cabeças, cada uma pensando nas suas coisas... Lá em casa somos 20 dedinhos e 20 dedões..."
As coisas ficam mais divertidas na hora de contar os mamilos da casa. Além do pai, da mãe e dos três filhos, há ainda a cadelinha da família que não possui apenas 2 mamilos como todo mundo, mas 6 mamilos.

Ficam mais divertidas ainda quando acontece uma festa na casa. Fazendo as contas, as coisas podem chegar a 32 cabeças, 618 dedos, 2 quilômetros de intestino, 72 mamilos, 60 pernas, 8 patas e 6.822 ossos.
"Lá Em Casa Somos..." promove a união entre duas coisas aparentemente distantes: o corpo humano e a matemática. E promove uma brincadeira que se estende além do livro. Um livro que possui 1 capa, 2 orelhas, 32 páginas e 438 caracteres. Uma obra que pode ser lido por 2 olhos, 2 mãos, 10 dedos e 54 ossos. Ou 1 língua, 2 ouvidos e 5 almofadas.

Mais informações sobre o livro:
"Lá Em Casa Somos..."    Autora – Isabel Minhós Martins - Ilustrações – Madalena Matoso. Editora – SESI-SP    Páginas – 32    Quanto – R$ 32

Sobre o Autor

Prof. Ms Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728