Modelo matemático analisa probabilidades de resultados da copa de 2018



alt text

 Modelo matemático analisa probabilidades de resultados da copa de 2018. Em um estudo de probabilidade Matemática chegou-se a conclusão que no jogo de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, a Rússia venceria por 4 ou a 5 a zero em cima da Arábia Saudita.
  • Rússia: 70%
  • Empate: 15%
  • Arábia Saudita: 15%
 Já um outro estudo feito pela FGV o jogo de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, os três matemáticos apostaram que a Rússia venceria por 2 a 1. A previsão deles era a seguinte:
  • Rússia: 62%
  • Empate: 21%
  • Arábia Saudita: 17%
 Estudo de probabilidade sobre o jogo entre Rússia e Arábia Saudita (Foto: Reprodução)
 Uma das previsões é de um estudo da Escola de Matemática Aplicada da FGV, dos professores Paulo Cezar Pinto Carvalho, Arthur da Silva Pereira Carneiro, Moacyr Alvim Barbosa da Silva. Eles analisaram 4.010 jogos entre seleções desde o início da Copa de 2014, incluindo 222 seleções.
·         Funciona assim: amistosos têm peso 1. Elminatórias e Copas continentais (com exceção da final), como a Copa América e a Eurocopa, peso 2,5. Finais de Copas continentais e da Copa das Confederações têm peso 3, e jogos da Copa do Mundo, 4.
·         Os modelos levam em conta a força do ataque e a defesa das seleções. Como todos sabemos sobre futebol, pode não adiantar fazer muitos gols se a seleção sofre outros tantos. Além disso, os jogos mais recentes recebem pesos maiores e contam mais, já que refletem com mais proximidade o desempenho das seleções.
·         A partir dos números e após um milhão de simulações, por exemplo, o Brasil é o favorito ao título, com uma força geral de 3.370. A Espanha é – ou era até a demissão do técnico Julen Lopetegui a dois dias da estreia – a segunda favorita, com 3.089. A França vem em terceiro, com 2.903, e a Alemanha, 2.903. Argentina (2.853), Portugal (2.631), Inglaterra (2.498) e Suécia (2.450) completam o grupo de favoritos.

O estudo indica que Brasil, Alemanha, França e Argentina não devem ter dificuldades em chegar à segunda fase da Copa do Mundo, garantindo 100% de aproveitamento na fase de grupos. Já a Espanha também deve terminar no primeiro lugar, mas é provável que empate com Portugal e lidere seu grupo com sete pontos.

A Copa do Mundo começou com a anfitriã Rússia encarando a Arábia Saudita. O mundial de futebol costuma mexer com o brasileiro e é bastante comum que amigos se reúnam para assistir aos jogos, mas também para fazer os famosos bolões. E nessas horas, que tal usar a Matemática para determinar o placar das partidas? A Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) acaba de lançar um site em que faz análises probabilísticas de todos os jogos da primeira fase do torneio, a partir da análise de gols marcados e sofridos em cada partida das 222 seleções filiadas à FIFA nos últimos quatro anos em mais de 1 milhão de simulações.

A partir desse modelo, os pesquisadores da FGV EMAp fizeram a comparação entre as seleções e realizaram simulações de possíveis resultados. A pretensão do estudo não é adivinhar o que vai acontecer na Copa, no entanto é razoável confiar que, na média, o modelo tenha um bom desempenho. O objetivo é enriquecer as discussões das rodas de amigos com argumentos baseados em números.

O estudo indica que o Brasil não deve ter dificuldades em chegar à segunda fase da Copa do Mundo. Neymar, Philippe Coutinho, Marcelo e companhia devem vencer as três partidas do Grupo E, contra Suíça (1x0), Costa Rica (2x0) e Sérvia (2x0). Outras favoritas ao título mundial também não devem ter dificuldades: Alemanha, França e Argentina, segundo a análise, devem terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento. A Espanha deve terminar no primeiro lugar, mas é provável que empate com Portugal e lidere seu grupo com sete pontos. Essas seleções consideradas favoritas, somadas, têm mais de 50% de chances de chegarem ao título mundial em um cenário sem nenhuma surpresa.

"Neste ano, a seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo. Logo em seguida, vem a Espanha com 14% e em terceiro a atual campeã, a Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado", explica o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim, que coordenou o estudo com o professor Paulo Cezar Carvalho.

Moacyr destaca que o estudo sobre o assunto despertou grande interesse dos alunos, que buscaram contribuir com o modelo. Para o público em geral, estudos deste tipo são uma ótima oportunidade para entender como estas estimativas são feitas e o que representam as probabilidades apresentadas.
“A gente dá uma probabilidade. Sabemos que o modelo não vai acertar em todos os casos. Há mais cenários em que o modelo vai errar do que acertar, mas o estudo traz os resultados sem surpresas”, destaca o professor, em entrevista. 

  Fonte: G1

 Outras fontes: FGV 


    
 

             

Um jeito diferente de ensinar e aprender.

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post