Matemático inova o ensino de Matemática com a resolução de problemas



Matemático inova o ensino de Matemática com a resolução de problemas, estamos falando de Valdivino Sousa que é Matemático, Pedagogo, Professor e Escritor e criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica e autor do projeto Aprenda Matemática Brincando.
A nova metodologia que ajuda a construir a confiança nos alunos ao fazer com que possam tentar errar, experimentar e acertar. Novos planos de aula de Matemática vêm sentindo avanços com a resolução de problemas em sala de aula, por que a maior dificuldade dos alunos era resolver problemas de lógica, ler as questões com foco, mas essa nova didática e com passo a passo as atividades de aplicação de problemas e resolução começou a dar certo.
O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa, explica que: “quando a metodologia com exercícios já vêm prontos, isso facilita bastante o processo de aprendizagem e desenvolve o raciocínio lógico e crítico dos alunos, ou seja, inovar criar novos problemas e colocar uma forma de pensar matemático diferente”,

Pesquisa  
A Consultora da Revista NOVA ESCOLA e especialista no assunto, Katia Smole, afirma que a Resolução de Problemas é a atividade mais genuína de matemática enquanto ciência, uma vez que cria um ambiente de investigação. “A aula de matemática precisa fazer esse ambiente aparecer, no qual as pessoas vão ter que criar coisas, mobilizar conhecimento. Se você quer uma aula que desenvolva o pensamento matemático, no sentido mais importante que isso possa ter, sem a resolução de problemas não existe”, garante.

De acordo com o Matemático Valdivino Sousa, criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica e autor do projeto Aprenda Matemática Brincando, “a resolução de problemas despertam nos alunos uma curiosidade de querer resolver, ao mesmo tempo um problema matemático proposto em sala de aula desafia o aluno a buscar mais conhecimentos e dar a resolução correta, isso reforça o interesse pela disciplina”.

Benefícios
As vantagens de trabalhar com a Resolução de Problemas em Matemática são incontáveis, segundo Katia Smole. Para os professores, os benefícios didáticos diretos são aulas mais atrativas, que mantêm o aluno engajado em pensar, em se sentir desafiado. “Se forem bem conduzidas, as problematizações criam o que chamamos de ambiente de crescimento matemático”, explica. “Você vai simulando o que é a mentalidade matemática”.
Já no caso dos alunos, a especialista pontua que quando estão envolvidos com a resolução de problemas, errar e acertar fazem parte da mesma situação. Ao descobrir que podem resolver problemas de muitas maneiras, os alunos se sentem mais criativos, realmente participando das aulas. Eles identificam, ainda, que o importante na resolução de problemas não é ser rápido, mas sim gastar tempo pensando. “São aspectos que fazem com que eles desenvolvam autoconfiança. Eles passam a acreditar que são capazes, o que hoje em dia é o contrário do que se vê muito em aulas de matemática, uma crença de que matemática é para poucos, e não é. Matemática é para todos”.

Matemática e Ciência
E não é só na Matemática que a metodologia de Resolução de Problemas traz benefícios. Katia Smole explica que todas as teorias que centram foco na aprendizagem, de certa forma, relacionam sempre o fato de a aprendizagem acontecer porque alguém fez uma pergunta. A ideia de problematização, considerando a aprendizagem como um todo, está ligada também à Ciência, conforme Katia.
Os efeitos disso foram sentidos pela professora Elisângela com sua turma. Ela garante que, em outras disciplinas, os alunos estão dando respostas mais completas e compreendendo melhor as questões, uma vez que se propuseram a ler atentamente e prestar mais atenção às palavras-chave do enunciado. “É nítida essa melhoria em todas as matérias, eles estão pensando de uma forma mais ampla e mais atenta”, conta a educadora.

Como usar em sala de aula
Mas qual é a melhor maneira de usar a Resolução de Problemas em sala de aula? A especialista em Estatística, Probabilidade e Resolução de Problemas na elaboração dos Planos de Aula da Revista NOVA ESCOLA, Rita Batista, diz que a primeira dica é se despir da concepção de que Resolução de Problemas diz respeito à aplicação de conhecimentos ou conceitos previamente aprendidos.
Para ela, o professor deve centrar a aula no aluno. “O caminho é invertido. O aluno acessa a problematização, discute, levanta hipóteses e tenta estratégias de solução, antes do conceito ter sido ‘ensinado’ pelo professor”, afirma. Além disso, é necessário planejamento, pensar que tipo de problematização é mais adequada para discutir determinado assunto. “É preciso, também, se antecipar e pensar em quais possíveis entraves os alunos podem ter. Que perguntas posso fazer para ajudá-los a refletir sobre a situação?”.

Por último, Rita reforça a necessidade de promover discussões de estratégias. “Há vários caminhos para se chegar à solução de uma situação. Quais estratégias foram escolhidas por seus alunos? Não se trata apenas de ver quem acertou ou errou, e sim, de ver caminhos que possibilitaram ao aluno mobilizar seus conhecimentos”, afirma. “A aprendizagem é um processo, é preciso estar atento também à estagnação, por isso, a intervenção do professor é necessária”.

Ao todo, 1.500 planos de aula de Matemática produzidos pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão disponíveis no site de Nova Escola. O projeto, que prevê 6 mil planos de aulas de todas as disciplinas, é uma parceria entre NOVA ESCOLA, Fundação Lemann e Google.org.




Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com ..SAIBA MAIS

Sobre o Blog

O Blog pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano. O objetivo é mostrar para as pessoas, a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós, independente da situação ou momento ela está sempre presente em tudo. SAIBA MAIS

Posts Recentes

Curta nossa Fanpage

Informe seu e-mail e receba novas publicações


Matemática, Estatística e Contabilidade

Clique na imagem e acesse

Segue me no Twiter

Postagens mais Lidas

Chat ao Vivo

Segue me no Instagran

Previsão do Tempo

Arquivo do blog