Bem-Vindo ao site do Matemático Valdivino Sousa

test

Matemático e Professor fala da importância da Olimpíada Brasileira de Matemática

 
O Matemático e Professor Valdivino Sousa, fala da importância da Olimpíada Brasileira de Matemática, a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas até 2 de abril. Segundo ele foi através da Olimpíada Brasileira de Matemática, que o Brasil descobriu Matemáticos de talentos como Artur Ávila Cordeiro de Melo, em 2014 recebeu a Medalha Fields, um prêmio equivalente ao “Nobel” de matemática, ele começou sua carreira com as olimpíadas de matemática desde da época de escola. Ávila foi o primeiro pesquisador brasileiro da América Latina a receber a medalha. Ela é dada pela União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro pesquisadores do mundo, o prêmio foi anunciado em um congresso de matemáticos na Coreia do Sul.


“No Brasil não tem outro programa, ou evento que incentive aos jovens a motivar estudar Matemática senão a Olimpíada Brasileira de Matemática foi uma boa iniciativa do IMPA em 2005 quando teve a primeira Olimpíada, mesmo aqueles que não vão bem às provas de certa forma são um grande incentivo” Explica Valdivino Sousa.

Escolas públicas e privadas já podem se inscrever para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições para a edição 2018 começou no dia 21 de Março e vai até 2 de abril. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelas escolas pela internet.

A primeira fase da olimpíada será realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Os vencedores devem ser anunciados em 21 de novembro, segundo o calendário divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a competição de matemática.

Podem participar escolas com turmas de ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) ou de ensino médio. As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores também já tem data: 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica. 

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Minas Gerais no topo

Em 2017, os estudantes mineiros colocaram o estado no lugar mais alto do pódio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Púbicas (Obmep) 2017. Minas Gerais foi o estado com o maior número de medalhas na competição, entre as escolas públicas. Foi a 11ª vez consecutiva que Minas Gerais ficou em primeiro lugar em número de alunos medalhistas. Ao todo, foram 1.448 medalhas, sendo 119 de ouro, 381 de prata e 948 de bronze. O segundo estado com mais premiações é São Paulo, com 94 de ouro, 274 de prata, 914 de bronze.

A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estimulo do ensino da matemática através de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes públicas e privadas. As provas serão realizadas em duas fases, a primeira será dia 05 de junho na própria unidade escolar.

Sendo a competição dividida em três níveis (nível 1 – para estudantes do 6º e do 7º anos; nível 2 – para estudantes do 8º e do 9º anos e nível 3 – estudantes do ensino médio)  e será realizada em duas fases. E os estudantes com melhor desempenho serão classificados para a segunda, que acontecerá no dia 15 de setembro.

Em 2017, 100% das escolas da rede municipal de ensino aderiram à Obmep e a participação das unidades escolares em competições de nível nacional vem aumentando significativamente a cada ano. O que reforça e incentiva o trabalho conjunto dos profissionais que atuam na educação municipal visando à qualidade do ensino ofertado.

Para as escolas que ainda não realizaram a inscrição e querem saber mais sobre como é realizada a Obmep, basta acessar o regulamento que consta todas as informações.
 

Fonte: https://japubliquei.wordpress.com/2018/03/26/matematico-e-professor-fala-da-importancia-da-olimpiada-brasileira-de-matematica/





Sobre o Autor

Prof. Ms Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Nenhum comentário